Breaking News

Solvência foi o tema do encontro de atuários

Fonte: Escola Nacional de Seguros

A segunda edição do Encontro Nacional de Atuários, promovida pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e pela Escola Nacional de Seguros, reuniu cerca de 350 participantes no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para discutir aspectos relacionados à solvência das sociedades seguradoras no Brasil.

Na abertura, o presidente da CNseg, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, lembrou a importância da profissão de atuário para o desenvolvimento da indústria de seguros nacional. “Na década de 1980, nós não tínhamos no mercado segurador nenhuma referência atuarial porque estávamos sendo instruídos pela inflação”, recordou.

“Conseguimos restabelecer os princípios atuariais através do Plano Real, após o qual o país passou, então, a ter condições de ter um mercado de seguros mais técnico e mais eficiente”, afirmou. Ele acrescentou que a pujança e a confiabilidade do mercado se devem ao trabalho dos atuários.

Rosana Vieira das Neves, gerente da área Atuarial da Agência Nacional de Saúde Suplementar, representou o diretor presidente da instituição, Mauricio Ceschin. Segundo ela, a autarquia criada em 2000 enfrenta grandes desafios para os quais a figura do atuário é fundamental, como a revisão do rol de procedimentos médicos obrigatórios nos planos de saúde.

“Na última revisão foi determinado, por exemplo, que o rol que vai passar a vigorar a partir de janeiro de 2012 vai incorporar a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, que é uma técnica mais avançada de redução de estômago. É uma evolução tecnológica natural e o atuário tem que calcular o impacto disso sobre os planos de saúde”, concluiu.

A gerente adiantou, ainda, que faz parte da agenda regulatória da agência, que contém os assuntos estratégicos e prioritários para o desenvolvimento do setor, a regulamentação de um plano de saúde que une o regime financeiro de mutualismo com o de capitalização. “A ideia é que o atuário tenha uma efetividade na formação e na definição desse produto junto à Susep”.

Danilo Silva, que representou o superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, aproveitou a oportunidade para explicar as ações da nova administração da autarquia. Ele enfatizou que, embora a superintendência esteja adotando os conceitos das regras europeias de solvência, os seus números serão adaptados à realidade brasileira.

Os diretores da Escola, Maria Helena Monteiro (Ensino Técnico) e Renato Campos (executivo) participaram da abertura e encerramento do evento, respectivamente. Também compuseram as mesas, Luis Ernesto Both, presidente do Instituto Brasileiro de Atuária, e Almir Ribeiro, presidente da Comissão Técnica Atuarial da CNseg. Prestigiou, ainda, o encontro o superintendente Comercial da Escola, Henrique Berardinelli.

As apresentações dos especialistas nacionais e internacionais podem ser acessadas no site www.viverseguro.org.br, clicando no item “Eventos” do menu e no item “Download de Palestras” do sub-menu. Confira no www.funenseg.org.br a programação de eventos da Escola Nacional de Seguros para setembro.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario