Breaking News

Venda de carros sobe, Brasil mira novo recorde e consumidor abandona carro 1.0

Fonte: Uol Noticias

Segmento de carros de passeios e comerciais leves, que comanda mercado de automóveis, teve ampliação revisada -- deve fechar ano com alta de 5,5%, acima dos 4,5% previstos inicialmente

O mercado brasileiro de automóveis fechou o primeiro semestre do ano com números consideráveis, revelou nesta segunda-feira (1º) a Fenabrave (entidade que representa dos revendedores), a ponto de forçarem a revisão para cima do aumento total previsto para 2011. Isso quer dizer que de janeiro a julho deste ano foram emplacadas 1.926.020 unidades de carros de passeio e veículos comerciais leves, que juntos formam o principal filão automotivo, representando alta de 8,15% em relação ao primeiro semestre de 2010 (1.780.924 unidades). Ao final de dezembro, segundo prevê a entidade, o Brasil terá vendido 5,5% a mais do que no último ano (pouco mais de 3,5 milhões de unidades contra 3,2 milhões de 2010) e o setor estará comemorando um novo recorde histórico. O mercado deverá ter ainda uma menor participação de carros equipados com motores de até 1 litro, outrora chamados de "populares", mas que há muito perderam esta designação que pouco quer dizer -- além de não serem baratos como poderiam, agora devem perder também o status de mais vendidos.

Contabilizando toda o mercado de automóveis -- incluindo também motos, caminhões, ônibus e implementos rodoviários --, foram vendidas 3.232.929 unidades nos seis primeiro meses de 2011, contra 2,96 milhões de unidades em 2010 (alta de 9%).

Dentro do mês de julho, a alta na venda de carros de passeio e veículos comerciais leves foi de 0,35%, praticamente estável em relação a junho.

MONTADORAS E FABRICANTES
No dia em que a chinesa JAC e sua importadora anunciaram os projetos para instalação da fábrica no Brasil (leia mais aqui), a Fenabrave revelou dados que mostram o seguinte retrato automotivo nacional: na ponta, nada mudou, tendo Fiat como líder com 22,53% de participação no segmento de carros e comerciais leves (433.851 unidades no semestre), seguida por Volkswagen (20,6% ou 396.822 unidades), Chevrolet (18,42% - 354.864) e Ford (9,46% - 182.292).

A partir daí, o cenário conta com a francesa (5,02% de participação), a coreana Hyundai (3,31%), Honda (3%), Citröen (2,78%), Toyota (2,69%) e Peugeot (2,59%) completando as dez primeiras.

As chinesas, novas integrantes da economia local, estão em 14º (JAC, com 0,92%), 15º (Chery, 0,84%) e 16º (Hafei, 0,61%) respectivamente.

MUDANÇA DE HÁBITO
Segundo a Fenabrave, o brasileiro está comprando menos carros com motor de até 1 litro e optando por modelos com motores de maior capacidade, entre 1,1 e 2 litros. A venda de modelos "mil" caiu 3,77% de janeiro a julho, reduzindo sua participação para 47,50% do mercado. Por outro lado, o emplacamento de carros com motor acima de 1 litro e de até 2 litros subiu quase 16%, passando a responder por 51,4% do mercado.

Os carros de passeio e veículos comerciais leves mais vendidos no mês de julho e no primeiro semestre estão listados abaixo:

1º) Volkswagen Gol -- 25.884 unidades em julho (171.136 unidades no semestre)
2º) Fiat Mille e Uno -- 24.929 (158.321)
3º) Chevrolet Celta -- 12.073 (84.145)
4º) Fiat Strada -- 11.298 (69.979)
5º) Chevrolet Corsa Sedan/Classic -- 10.768 (72.780)
6º) Volkswagen Fox -- 8.890 (68.624)
7º) Fiat Palio -- 8.845 (56.345)
8º) Renault Sandero -- 8.690 (41.071)
9º) Volkswagen Voyage -- 8.549 (48.732)
10º) Fiat Siena -- 7.815 (58.011)
11º) Ford Fiesta -- 7.639 (56.991)
12º) Ford Ka -- 6.314 (38.754)
13º) Volkswagen Saveiro -- 5.841 (41.185)
14º) Chevrolet Agile -- 5.389 (41.371)
15º) Toyota Corolla -- 3.887 (38.754)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario