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CIO da Porto Seguro conduz programa de renovação para transformar seguradora.

Fonte: Computerworld

A área de TI da Porto Seguro está passando por uma profunda transformação desde o ano passado. É um programa estratégico que ganhou um selo na empresa: “Plano Efetivo de TI”. Com previsão para ser concluído em 2014, engloba 170 projetos e está promovendo uma mudança radical no modo como a Tecnologia da Informação se insere na estratégia da companhia. Quem conduz essa revolução é o CIO da Porto Seguro, Ítalo Flammia. O plano reflete o olhar de Flammia sobre a importância da liderança da Tecnologia da Informação.

“Um líder de TI é o tradutor entre as demandas de negócio e a tecnologia. É o que faz o meio de campo entre as duas áreas, que busca o uso adequado, equilibrado da TI na empresa em que ele atua. Adequado e equilibrado por que isso depende da cultura da empresa, do segmento em que atua e o momento que a empresa vive”, afirma o executivo.

Com o objetivo de tornar a TI parte crucial para os planos de expansão da Porto Seguro, uma série de projetos já teve início. Um deles é o Programa de Renovação da Arquitetura de Aplicações, cujo objetivo foi reavaliar e trocar todos os sistemas das 17 empresas da companhia. Cerca de 250 aplicações passaram a ser substituídas para suportar o negócio da seguradora por meio da implementação de pacotes como SAP ou o Oracle Siebel CRM e do desenvolvimento de aplicações customizadas em novas tecnologias.

“Estamos na fase de execução desse plano, que foi concebido e desenhado em 2010. O movimento de reestruturação ainda está em implementação e estamos fazendo o redesenho de cada processo. Esse redesenho da arquitetura técnica já foi feito e é o preparativo para os novos software”, informa Flammia.

O programa foi uma demanda da área de negócios e, segundo o executivo, dá condições para que os sistemas da empresa sejam mais ágeis e produtivos. “As pessoas ganham com a padronização dos processos. Também houve redução de custos. E a renovação da arquitetura de aplicativos e a reestruturação da TI mostraram que estamos aptos para entender melhor a área de negócios”, afirma.

Na tarefa de implementar o programa de renovação, o executivo destaca a sua complexidade por envolver sistemas de todas as áreas da empresa, e que sua maior dificuldade foi considerar a diversidade do legado. “São vários sistemas diferentes, muitas tecnologias. Além disso, tivemos de encarar a especificidade de nossa indústria, que é diferente de um varejo. É um business muito específico, em que a inteligência da empresa de seguros está dentro de seus sistemas, o que criou dificuldades para buscar aplicações-padrão disponíveis no mercado para adaptar como solução para a empresa.”

Outro projeto importante é o Programa de Reestruturação da Área de TI, composto por inúmeras iniciativas que visaram reestruturar a área em relação à forma de organizar processos, arquitetura técnica, modelo de gestão etc. O objetivo foi tornar a TI mais apta para suportar o crescimento dos negócios da Porto Seguro. A preparação desse outro projeto teve o envolvimento de toda a equipe.

O programa trouxe mais agilidade para atender aos usuários. O conjunto de iniciativas incluiu a revisão de estrutura da área, dos papéis dos funcionários nos processos, revisão de ferramentas etc. “Houve ganho de tempo nas respostas às demandas dos outros setores da empresa. E uma iniciativa importante foi a consolidação de ferramentas. Substituímos quatro delas por uma única que passou a suportar a nova gestão de processos”, informa o executivo. Em relação à reestruturação, ele dá o exemplo da separação do pessoal de projeto da manutenção. Isto acompanhado de
um novo método de trabalho de avaliação da TI.

“A nova estrutura de atendimento já mostra que estamos mais próximos dessas áreas, que, por sua vez, já perceberam que estão trabalhando com sistemas mais estáveis”, diz o líder da área de TI da Porto Seguro, que tem um orçamento anual de 250 milhões de reais e emprega 1,1 mil pessoas, das quais 300 são terceirizadas.

Para Flammia, o maior desafio da reestruturação da área de TI foi relacionado à cultura da empresa e à gestão da mudança. “O projeto envolveu não só a TI como todas as áreas que dependem dela. Um programa dessa abrangência encontra resistências”. Como ele fez para superar isso? “Muita conversa, debates e transparência ao falar o que estava acontecendo e qual o objetivo da mudança. Mostrar os ganhos não só para a empresa, mas também para o profissional. Buscamos um alinhamento, o que significou conversar, conversar, conversar.”

O fato é que o CIO da Porto Seguro tem ainda um longo caminho até a conclusão de seu ambicioso programa. “Cerca de 20% do Plano Efetivo já foi implementado e nosso atual desafio é a estruturação do programa de renovação das aplicações. Além disso, temos a previsão da entrega de um novo data center da Porto Seguro, com mil metros quadrados, em novembro deste ano”, diz o CIO, lembrando que o plano prevê também uma total renovação do parque tecnológico – o que inclui a troca de vários sistemas, como servidores e banco de dados.

Para 2012, o principal projeto é a implementação do SAP. Segundo Flammia, esse trabalho envolverá várias áreas. “Algumas seguradoras já têm o SAP em seus sistemas, mas nenhuma no Brasil possui a abrangência de nossa proposta, que engloba diversas áreas, entre as quais Finanças, Controladoria, Compras, Orçamentos, Estoques, Faturamento, entre outras.” Flammia lembra que o projeto do SAP derivou do plano de renovação da arquitetura das aplicações. “Estamos implementando o SAP, com a previsão de finalizar em março de 2012. Outro avanço: decidimos pelo CRM Sibel, que também está em fase de implementação.”

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