Breaking News

Cobertura para arrastão ganha destaque em apólice de seguro

Fonte: Brasil Econômico

Seguradoras já inovam e oferecem a proteção não só para os clientes, mas também para terceiros

As seguradoras já estão notando um movimento maior de clientes que procuram a proteção contra arrastões, conhecido formalmente como subtração de bens e valores em furtos e roubos. Desta forma, elas têm disponibilizado apólices que garantem os prejuízos causados por esses eventos. A novidade é que as empresas estão ampliando a cobertura, oferecendo não só aos segurados, mas também a outras pessoas prejudicadas.

A Porto Seguro incluiu, em julho, na apólice empresarial para bares e restaurantes que existe desde 2007 a proteção para arrastão. "A diferença é que ela garante automaticamente os bens de clientes do estabelecimento comercial", afirma Marcelo Santana, gerente de ramos elementares da Porto Seguro.

Na companhia, o número de apólices para restaurantes que inclui choperias, pizzarias, bares e churrascarias cresceu 58% nos últimos cinco anos. De acordo com Santana, a demanda pelo seguro empresarial para restaurantes começou a crescer agora por conta do aumento da violência. Para se ter uma ideia desse potencial, a modalidade evoluiu acima da média do segmento de seguro empresarial como um todo, que apresentou alta de 41% entre 2007 e 2011.

A proteção por arrastão é oferecida tm todo o Brasil, porém é em São Paulo que está mais concentrada. Segundo Santana, em um primeiro momento, a sinistralidade do seguro (relação entre sinistros identificados pelos prêmios arrecadados) com a proteção de arrastão é alta.

"É natural que no começo de uma atividade seguradora você não tenha lucro", diz o executivo. A indenização na modalidade é de 30% do valor contratado, limitado a R$ 40 mil no caso de roubo de bens e de R$ 10 mil no caso de roubo de valores, como dinheiros e cheque.

Condomínios

Também no mês de julho, a Tokio Marine decidiu ampliar a proteção de arrastões em seu seguro condomínio. Antes, os síndicos tinham a opção somente de contratar garantias para subtração de bens para o condomínio, mas agora também podem fazer para os condôminos. Assim, se é roubada uma televisão de dentro do apartamento, o morador pode ser ressarcido pela seguradora.

O diretor-executivo de seguros massificados da Tokio Marine, Marcelo Goldman, explica que a proteção inclui a subtração de bens com grave ameaça ou emprego de violência contra o segurado ou pessoas no local de risco. "Já o furto ocorre quando há subtração de bens mediante arrombamento de obstáculos para acesso ao interior do imóvel", explica.

De acordo com Goldman, a cobertura que garante os bens do condomínio ainda é a mais procurada, com adesão de cerca de 35% dos clientes da Tokio Marine. "O aumento da violência nos grandes centros elevou nos últimos anos a procura por essa garantia. Há três anos, este número girava em torno de 28%", explica.

A estimativa do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi SP) mostra que, durante todo o ano passado, ocorreu um arrastão em condomínios residenciais a cada 14 dias somente na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario