Breaking News

Seguradora pirata dá golpe em clientes e fecha as portas

Fonte: Jornal da Cidade.net


Uma seguradora pirata que atuava em Aracaju fechou as portas, poucos meses depois de a Polícia Federal ter realizado uma operação para fechar a sua sede, em Salvador. A filial da Associação de Proprietários de Veículos (Aprove) foi trazida para Sergipe em maio e, com o fim de suas atividades, os clientes ficaram desassistidos. De acordo com o Sindicato dos Corretores de Seguros de Sergipe, existem outras associações e cooperativas comercializando seguros para veículos ilegalmente no Estado.

A empresa encerrou as atividades sem avisar aos clientes que haviam contratado seguros com a Aprove. No imóvel em que funcionava, existe apenas um comunicando avisando da suspensão dos serviços por tempo indeterminado por decisão da Justiça Federal. Quem estava esperando que a falsa seguradora autorizasse a realização de reparos em seus veículos, ficou sem ter a quem recorrer, inclusive aqueles que já tinham posto seus carros em oficinas autorizadas pela empresa.

O repórter fotográfico César de Oliveira, um dos clientes lesados, já soma um prejuízo de R$ 2,7 mil, fora as prestações mensais de R$ 65 pagas durante cinco meses. Há três meses ele levou seu carro a uma oficina indicada pela falsa seguradora após uma colisão, mas o veículo não recebeu os reparos por falta de pagamento da Aprove. Depois, o carro foi levado a uma segunda oficina, onde o serviço foi iniciado após a empresa ter pago parte do valor referente aos reparos.

Mas com o fechamento da empresa, a oficina agora cobra do repórter fotográfico o restante do valor devido pelo serviço antes de devolver o veículo. “Eu confiei no seguro, mas agora fiquei no prejuízo. Quem não podia contratar um seguro convencionalficou atraído pelas facilidades e pelo custo, mas a empresa deixou todo mundo na mão. Agora vou ter que conseguir esse dinheiro para recuperar o meu carro. A minha dúvida é saber a quem posso recorrer”, declarou César de Oliveira.

Ele foi informado por um funcionário da Aprove de que a empresa estaria tentando repassar sua carteira de clientes a outra seguradora, que assumiria os pagamentos pendentes. A reportagem tentou contato com o funcionário, mas nenhuma das ligações telefônicas foi atendida. Na sede da Aprove em Aracaju, na rua Campos, bairro São José, não foi encontrado ninguém que pudesse repassar mais informações sobre o caso.

Segurança

Outras associações e cooperativas estão atuando de forma semelhante no Estado. Esse é o alerta do Sindicato dos Seguros de Sergipe, que havia denunciado a conduta ilegal exercida pela Aprove à polícia e ao Ministério Público. A recomendação feita pela entidade é para que os clientes pesquisem se as empresas ou corretores que estão oferecendo seguros de veículos estão habilitados para comercializar esse tipo de serviço.

“Já era previsto o fechamento dessa associação, por isso o cliente precisa ter cuidado na hora da contratação. É importante verificar se a pessoa ou a instituição está autorizada a vender o seguro, porque quando ocorre o fechamento da empresa, como ocorreu com a Aprove, o cliente fica desassistido”, afirma o diretor-secretário do sindicato, Érico Melo. “Em Sergipe, temos apenas 80 corretores habilitados para comercializar seguros de veículos”, acrescentou Érico.

É possível encontrar o registro de todos os corretores e seguradoras habilitados no website da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados (Fenacor) – www.fenacor.com.br. Durante a pesquisa, é possível identificar se a pessoa física ou jurídica que comercializa está devidamente registrada na Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão do governo federal responsável pelo controle do setor, e se o seu cadastro está ativo.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario