Breaking News

Apagão de talentos preocupa mercado de seguros

Fonte: Funenseg - Seguro Em Pauta

O V Encontro de RH das Seguradoras, promovido pela Escola Nacional de Seguros, reuniu gestores de recursos humanos das principais seguradoras atuantes no mercado brasileiro, na última terça-feira, 4 de outubro, em São Paulo. O foco dessa edição foi encontrar soluções para evitar a guerra por talentos, principalmente em cargos de liderança.

Para o consultor sênior da Mercer de São Paulo, Joaquim Patto, um dos motivos para o apagão de mão de obra foi o elevado crescimento econômico e social vivido nas últimas duas décadas, sem que o país estivesse preparado para atender à demanda gerada nesse processo. “Com talentos escassos, o nosso desafio será reconhecer os melhores e retê-los”, avaliou.

Carlos Da Costa, CEO do Institute of Performance Leadership, lembrou que a falta de talentos voltou a figurar a lista de principais preocupações dos altos executivos, sendo citada por 50% deles, em 2010. A pesquisa recente da PwC, apresentada por ele, apontou que 66% dos CEOs do setor temem a restrição do crescimento de suas empresas provocada por essa situação.

Para o especialista, a cooptação de talentos entre empresas é inglória. “A solução é desenvolver uma cultura de performance, dando chance para que os profissionais possam elevar seu desempenho”. Segundo ele, a prioridade de 43% dos RHs de seguros nos Estados Unidos é aprimorar o desenvolvimento de líderes.

Andrea Krug, CEO da SIM Talentos, defendeu, em sua apresentação, não apenas o investimento na formação dentro das próprias organizações. Para ela, o mercado de seguros precisa tornar seu branding (marca) mais atrativo para que seja primeira opção dos profissionais de alta performance.

Para apoiar as ações de desenvolvimento de lideranças, a Escola Nacional de Seguros vem desenvolvendo diversos programas educacionais abertos ou customizados para empresas, como informou a diretora de Ensino Técnico da Instituição, Maria Helena Monteiro, na ocasião. No www.funenseg.org.br é possível conferir o catálogo completo de cursos.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario