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Demanda por seguros surpreende e atrai novas operadoras

Fonte: DCI

São Paulo - O mercado de seguros expandiu 21,66% nos primeiros seis meses de 2012, para R$ 50,059 bilhões em faturamento, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), valor superior à projeção, entre 14% e 16%, estimada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg). Diante destes lucros, as instituições financeiras ampliam negócios em produtos, como o HSBC, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.

O grupo HSBC Seguros obteve alta de 12% em prêmios, para R$ 1,198 bilhão ante primeiro semestre de 2011. Segundo Alfredo Lalila, diretor do grupo, a atividade corresponde a 20% do resultado do banco no Brasil, que engloba os segmentos patrimoniais, vida, previdência aberta e fechada, e capitalização. "O HSBC vê as vendas de seguros como pilares estratégicos de crescimento, como vida e previdência."

Outro banco que possui significativa participação de seguros em seus resultados é o Bradesco, com 28% da origem no primeiro semestre e total em prêmios de R$ 10,339 bilhões, acréscimo de 21,52%.

Para aumentar a participação de mercado, o Santander firmou parceria com a Zurich, e o Banco do Brasil, com a Mapfre. O último já obtém 15,6% de participação de mercado e 25 milhões de segurados. Até junho de 2011, o grupo segurador obteve lucro líquido de R$ 351 milhões e total de R$ 4,5 bilhões em patrimônio líquido.

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