Breaking News

Experiência de gerenciamento de riscos brasileira já é exportada para outros países

Fonte: Revista Cobertura

Empresa utiliza escolta 24 horas, monitoramento em tempo real das cargas e análise comportamental de motoristas para aprimorar seu gerenciamento

Por Camila Alcova

Utilizado para auxiliar a precificação de seguros, o gerenciamento de riscos é também um forte aliado para a cadeia de transportes no Brasil, especialmente se considerados o forte fluxo de transportes de cargas em rodovias e áreas urbanas, e os riscos de roubos e furtos a que estão passíveis.

Apesar de os eventos de roubos e furtos de cargas no país terem apresentado redução de 5% durante 2010, conforme dados de estudo elaborado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o gerenciamento de riscos é uma das alternativas das seguradoras para minimizar os impactos dessas ações na sinistralidade.

O método de acompanhar o produto de um local para outro, conforme o diretor operacional da Buonny Projetos e Serviços de Riscos Securitários, Vagner Falconi (foto), já se consolidou no Brasil. “Nosso segmento já exporta know how para outros países, como Argentina, Venezuela e México, onde os riscos são muito parecidos com os nossos”.

Ele explica que o gerenciamento de riscos também garante a segurança das cargas transportadas. “O acompanhamento da carga, desde a saída do galpão em que está alocada até o seu destino, sem dúvida proporciona maior segurança não só para a carga transportada, como também para o profissional que a carrega, pois este tem o acompanhamento e suporte total durante o trajeto”.

Falconi comenta que a empresa realiza gerenciamento diferenciado para vias urbanas e estradas. “Nas operações urbanas, efetuamos um controle mais efetivo sobre as entregas, e no caso de estradas, focamos nas rotas”.

Outro tipo de transporte que exige gerenciamento diferenciado, conforme o diretor, é o de cargas químicas. “A carga química, além dos riscos inerentes a qualquer carga que desperte o interesse marginal, tem particularidades relacionadas a danos ambientais. Nossos cuidados vão desde o manuseio do produto e sua utilização, até as questões de monitoramento preventivo a acidentes”.

Soluções para gerenciamento

Para gerenciar riscos, a Buonny oferece soluções como escolta 24 horas; central de monitoramento que acompanha em tempo real os transportes e permite a visualização dos veículos, troca de mensagens e envio de comandos para medidas preventivas ou corretivas; análise comportamental de motoristas; e qualificação aos profissionais que monitoram veículos de cargas.

O desafio para essa área de atuação, segundo o diretor, é transformar o setor em um provedor de informações para toda a cadeia de transportes, inclusive para os setores fiscais. “Se atuarmos mais fortemente nessa cadeia, conseguiremos inibir muitos riscos relacionados a fraude fiscal, que são fruto direto do desvio de carga”.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario