Breaking News

Marítima Seguros anuncia parceria tecnológica com TIVIT e SAP

Fonte; RMA

Primeira fase do projeto prevê migração do sistema de gestão e implementação de soluções especialistas. Posteriormente, a companhia padronizará sistemas legados

São Paulo, 31 de outubro de 2011 – A Marítima Seguros, uma das maiores companhias brasileiras do setor, acaba de fechar contrato com SAP e TIVIT. O acordo, que tem como objetivo integrar toda a plataforma operacional da empresa, prevê duas ondas de implementação. A primeira, já em andamento, contempla a migração do sistema de gestão para o SAP ERP e a implementação de dois sistemas especialistas relacionados aos processos de cobrança e pagamentos (SAP Collections & Disbursements) e gestão de sinistros (FS-Claims Management). Na segunda fase, os sistemas legados da companhia serão padronizados na plataforma SAP.

Para a realização deste projeto, a Marítima contará com a TIVIT, que atuará desde a implementação do sistema, a revisão e o redesenho dos processos até a gestão de mudanças e a sustentação operacional. O contrato contempla também a terceirização da infraestrutura que suportará o sistema, sendo a TIVIT responsável pela gestão do ambiente a partir de seus dois data centers – ambos com 99,999% de disponibilidade.

A oferta integrada de Sistemas Aplicativos e Infraestrutura de TI, bem como sua capacidade técnica, porte, flexibilidade comercial e histórico de relacionamento com a Marítima, fizeram da TIVIT o parceiro ideal para o projeto, juntamente com a SAP. “Esse acordo nos consolida no mercado de seguros, que é muito promissor e um alvo importante dentro da nossa estratégia de crescimento”, afirma o vice-presidente de Sistemas Aplicativos da TIVIT, José Gadanha.

O gerente de desenvolvimento de negócios para o setor de seguros da SAP Brasil, Ismael Nieto, lembra que o contrato é um marco também para a companhia na América Latina. “É o primeiro cliente regional a optar pela solução completa de seguros. Em menos de três anos, toda a operação deles estará baseada na plataforma SAP”, ressalta.

O executivo lembra também que a companhia é o primeiro cliente da área financeira a adquirir soluções baseadas no SAP HANA – solução para análise de informações com recursos de computação em memória. “O uso do SAP HANA vai permitir que os executivos da Marítima analisem seus principais indicadores de negócio em tempo real. Com a busca de excelência, a expectativa é reduzir as despesas administrativas para menos que a média do mercado e investir a diferença no próprio negócio”, explica Nieto.

De acordo com o diretor executivo da Marítima, Milton Bellizia, a SAP e a TIVIT foram escolhidas por suas estruturas de atendimento e pela estratégia que vêm adotando junto ao setor de seguros. “Dada a inovação tecnológica com relação às soluções de seguros da SAP para o mercado brasileiro e o conhecimento da TIVIT em projetos de alta complexidade, foi fundamental a escolha desses dois parceiros para esta iniciativa. Além disso, ambos contam com experiência em projetos desta natureza já realizados para outras indústrias”, conta Bellizia.

O diretor executivo afirma que, com a padronização, a Marítima deve ganhar em eficiência, melhorando o time to market e elevando o nível de governança corporativa, além de reduzir os riscos operacionais relativos à plataforma tecnológica. “Centralizando tudo em uma única plataforma, passamos a contar com mais integração e padronização, reduzindo tremendamente o custo de propriedade tecnológica”, garante.

Para Bellizia, o momento é de mudanças na companhia. “A transformação organizacional e de processos é uma das premissas chave do projeto. As melhores práticas do mercado segurador, incorporadas nos processos do SAP, e o apoio técnico do time de projetos da TIVIT são valores agregados a serem percebidos pela Marítima”, diz.



Ondas

Sobre as ondas de implementação, Ismael Nieto, da SAP, lembra que a primeira tem início este ano, sendo que o kick-off do projeto foi realizado no início de outubro. “A implementação do SAP ERP e dos sistemas de cobrança e pagamentos, e gestão de sinistros levarão 18 meses. Eles entram em operação em janeiro de 2013”, afirma. Na mesma época começa a segunda fase, com a substituição dos sistemas legados por soluções SAP para seguradoras. “Em três anos, a Marítima Seguros terá nossa solução completa”, ressalta, lembrando que inicialmente, as operações de seguro saúde não entram no plano.

A SAP será a responsável pelo fornecimento do software e pelo processo de gestão de qualidade, validando todos os processos anteriores à implementação. Esta será realizada pela TIVIT, que também será a responsável pela sustentação da solução, cujos processos serão redesenhados e customizados para a Marítima. “Para a TIVIT, essa é uma grande oportunidade de comprovarmos, mais uma vez, nossa capacidade de atender diferentes verticais, sempre com os mais elevados níveis de SLA, excelência operacional e alto nível técnico”, completa José Gadanha, da TIVIT.

A expectativa da Marítima é que a migração aconteça com o menor nível de riscos possível. “Pretendemos adotar uma estratégia de convivência entre os sistemas SAP e os atuais aplicativos para mitigar os riscos de migração. Este modelo irá requerer maior intensidade de integrações. Esperam-se também grandes esforços no saneamento e complementação de informações, por isso fechamos contrato com a TIVIT e a SAP”, conclui Bellizia.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario