Breaking News

Pais e avós poupam mais para filhos e netos

Fonte: Folha de São Paulo

Investimento de longo prazo pode ser para faculdade ou apartamento

Em geral, são pessoas que planejaram tarde a própria aposentadoria e querem uma situação diferente para crianças

DE SÃO PAULO

Consultores e corretores de investimentos ouvidos pela Folha ressaltam que tem crescido, no mercado de previdência privada, a demanda de pais e avós por carteiras para filhos e netos.

"Geralmente, são pessoas que começaram a pensar tarde na aposentadoria para si e desejam que filhos e netos tenham situação diferente", diz Carolina de Molla, diretora de seguros de pessoas e previdência da SulAmérica.

"A atenção com a educação financeira dessas crianças será maior e elas tendem a se tornar, quando crescerem, melhores poupadores que os adultos de hoje."

Ainda de acordo com os especialistas, essa reserva de longo prazo, que começa na juventude, não é "dinheiro carimbado". Ou seja, o destino dos recursos pode mudar conforme a situação financeira do poupador.

"Às vezes, a ideia inicial era guardar para pagar a faculdade, mas foi possível estudar sem mexer nesse dinheiro. Então, o plano passa a ser a compra de um imóvel", diz André Camargo, superintendente de gestão estratégica da Brasilprev.

"O importante é se conscientizar de que é um recurso de longo prazo, que não vai ser utilizado para despesas do dia a dia."

NA PONTA DO LÁPIS

Com ou sem reserva financeira acumulada na juventude, quem está perto de se aposentar deve colocar na ponta do lápis, poucos meses antes de parar de trabalhar, todas as despesas e receitas.

É que, com o fim do salário, a renda tende a diminuir, mas as despesas são as mesmas, ou até aumentam. "É comum que o aposentado, em um primeiro momento, gaste mais com viagens e presentes. E as despesas com saúde tendem a aumentar", diz Fabio Gallo, professor de finanças da FGV-EAESP.

Além disso, recomenda-se não assumir grandes dívidas depois de aposentado. (CM)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario