Breaking News

Prazo para pagamento de sinistro cairá pela metade

Fonte: Viver Seguro

A Cetip (CTIP3 – www.cetip.com.br) - maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do País – e a Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg lançam, em parceria, serviço inédito que conectará instituições financeiras e seguradoras. Trata-se do Silag® (Sistema de Liquidação Automática de Gravames), uma plataforma eletrônica que automatiza e proporciona mais agilidade e segurança aos processos de pagamento de indenização integral - conhecido também como perda total - a proprietários de carros financiados.

Com ela, o tempo para pagamento ao cliente final (sinistrado) é reduzido à metade.

Esse é o primeiro lançamento em sinergia entre as duas unidades de negócios da Cetip: a de Ativos e Valores Mobiliários e a de Financiamentos.

Esta última foi integrada à Cetip com a aquisição da GRV Solutions - responsável pelo processamento e custódia das informações de transações de financiamento de veículos realizadas em todo Brasil -, ocorrida em dezembro de 2010.

Segundo Carlos Ratto, diretor-executivo Comercial, de Produtos e Marketing da Cetip, a novidade integra processo de baixa eletrônica do gravame (registro da restrição financeira de um veículo) com a operação de liquidação financeira eletrônica. “Aproveitamos no Silag® nossa expertise de DVP - Delivery Versus Payment, ou seja, de entrega versus pagamento - que utilizamos no mercado de renda fixa e derivativos”, explica.

Esse conceito protege as instituições contra eventuais falhas na entrega dos títulos ou no pagamento, assegurando que as operações somente sejam finalizadas caso os títulos estejam efetivamente disponíveis na posição do vendedor e os recursos relativos a seu pagamento disponibilizados integralmente pelo comprador.

Roberto Dagnoni, diretor-executivo da Unidade de Financiamentos e de Novos Negócios da Cetip, informa que, com a baixa do gravame diretamente vinculada à liquidação financeira, seguradoras e instituições financeiras (bancos, financeiras, empresas de consórcio e leasing) podem voltar suas atenções para a atividade mais importante: o atendimento ao cliente. “O Silag® possibilita que os processos de indenização integral ganhem um padrão de comunicação informatizado em que o pagamento efetivo é mais rápido e dinâmico, tornando mais simples a comunicação entre seguradoras e instituições financeiras”.

Dagnoni explica que a verificação do saldo devedor na instituição financeira é feita de forma rápida e simplificada. “A instituição financeira informa o valor do saldo devedor, e assim, a seguradora analisa e aprova as condições de quitação com o segurado. A liquidação financeira do saldo devedor é realizada de forma simplificada”, explica.

Atualmente, bancos e seguradoras possuem processos distintos, que muitas vezes combinam sistemas manuais e eletrônicos e acabam criando redundâncias e tornando a operação mais morosa. De acordo com a CNseg, mais da metade das indenizações integrais são de veículos financiados. "É uma demanda antiga. O grande ganhador é o consumidor pela velocidade, conforto e segurança. Sem nada pagar por isto, ele será mais atendido como segurado e cliente financeiro", explica Julio Avellar, superintendente-geral da Central de Serviços e Proteção ao Seguro da CNseg.

A Cetip é a integradora do mercado financeiro. É uma companhia de capital aberto que oferece produtos e serviços de registro, custódia, negociação e liquidação de ativos e títulos. Por meio de soluções de tecnologia e infraestrutura, proporciona liquidez, segurança e transparência para as operações financeiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado e da sociedade brasileira. A empresa é, também, a maior depositária de títulos privados de renda fixa da América Latina e a maior câmara de ativos privados do país.

Mais de 15 mil clientes utilizam os serviços da Cetip. Entre eles, estão fundos de investimento; bancos comerciais, múltiplos e de investimento; corretoras e distribuidoras; financeiras, consórcios, empresas de leasing e crédito imobiliário; cooperativas de crédito e investidores estrangeiros; e empresas não financeiras, como fundações, concessionárias de veículos e seguradoras. Milhões de pessoas físicas são beneficiadas todos os dias por produtos e serviços prestados pela companhia, como liquidação de TEDs e de processamento DOCs, bem como registros de Gravame, CDBs e títulos de Renda Fixa.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario