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Susep quer criar regras para vendas de seguros online

Fonte: CQCS |Pedro Duarte

As vendas de seguros pela internet já são uma realidade do mercado brasileiro e, a cada dia, novas empresas surgem oferecendo cotações pela web dos mais diversos produtos. Diante desse cenário, qual é a posição da Susep?

Sobre o assunto, o superintendente Luciano Portal Santanna reconhece que o crescimento da comercialização de seguros online é “inexorável”, no sentido de se consolidar como importante instrumento de distribuição para os corretores.

“Mas isso precisa acontecer dentro de determinadas regras, de forma a levar uma informação adequada e transparente, sempre de acordo com o princípio da segurança jurídica, tanto para quem está contratando, como para que a Susep tenha condições de fiscalizar”, aponta Santanna.

Ele lembra que as corretoras autorizadas pela Susep estão listadas no endereço site a autarquia (www.susep.gov.br). “Mas ainda não temos uma relação que contemple a autorização para vendas pela internet”, ressalta o superintendente, reforçando que o mercado precisa definir com urgência os parâmetros para esse modelo de distribuição.

Quanto ao nome fantasia – tanto das corretoras online, como das tradicionais que possuem seus próprios sites – Santanna diz que é a favor de usar apenas a palavra “seguros”, desde que a página seja muito clara na definição da atividade de corretagem.

“Existe uma norma de que no próprio endereço deveria constar o nome “corretora”. Mas, na minha visão, é natural que os endereços eletrônicos sejam mais curtos. Agora, é fundamental que conste da página a expressão ‘corretora de seguros’”, finaliza.

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