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Liberty já conquistou 300 mil clientes em microsseguros na Colômbia

Fonte: Sonho Seguro - Denize Bueno

Poucos se arriscam a entrar dentro de uma comunidade, onde vivem milhões de pessoas de baixa renda e que muitas vezes abrigam o centro de comando de quadrilhas especializadas no tráfico de drogas. A Liberty Mutual, umas das maiores seguradoras dos Estados Unidos, é um dos que enfrentou grandes desafios para poder implementar na comunidade de Cali, na Colômbia, um dos projetos sociais mais interessantes do grupo no pais latino.

Trata-se de uma operação de microsseguros, que nesses sete anos já conta com 300 mil clientes protegidos por uma apólice de seguro de vida e acidentes pessoais, criado para garantir o equilíbrio financeiro dos beneficiários, em caso de morte natural ou acidental do titular, ou mesmo da invalidez do próprio segurado, situação que exige um volume significativo de recursos para proporcionar qualidade de vida no núcleo familiar.

O seguro, de US$ 1,60 por mês para garantir indenização de US$ 2 mil, é vendido por meio da oferta realizada em contas de 13 concessionárias de serviços de gás, luz, água e telefone. Além das contas, o produto tem apoio de cerca de 200 pessoas que moram nas comunidades para explicar como funciona o seguro e também atender clientes quando o risco se concretiza, informa José Raul Moreno, gerente nacional de affinity, na Colômbia, presente na 7o Conferencia Internacional de Microsseguros, realizada no Rio de Janeiro nesta semana.

Segundo ele, o principal desafio para se implementar um projeto de microsseguro, com previsão de atingir o ponto de equilíbrio em dois anos, é a falta de cultura da população de menor renda. Também conta pontos na escala de dificuldade a falta de bancarização das classes De E. “Por isso, tão importante quanto criar programas de educação financeira, é treinar as pessoas responsáveis por vender os produtos de forma clara e transparente”, diz Moreno.

Em terceiro lugar, acrescenta, está a busca contínua por redução de custos. “Neste tipo de operação, o que mais importa é criar um ambiente favorável nas comunidades. Porém, num ambiente corporativo, não se pode perder dinheiro. Nossas margens são pequenas, próximas de 2%. A grande recompensa vem do trabalho e do aprendizado que esse projeto traz ao grupo.

A Liberty Brasil investiga oportunidades de atuar em microsseguros. “Não podemos deixar de acompanhar os movimentos de mercado, segundo informou Marcelo Fama, diretor da Liberty Seguros, que esteve presente nos tres dias da conferencia, aprendendo com os especialistas de todo o mundo as experiencias resgistradas nesses 10 anos de surgimento deste segmento da industria de seguros.

Caso decida entrar neste segmento, com publico potencial de 100 milhoes de pessoas nos proximos 20 anos, já conta com a experiencia da subsidiaria da Colombia. “Partilhar conhecimento neste segmento é crucial. Mas com certeza, tudo terá de ser adaptado, pois os produtos podem ser semelhantes, mas as culturas são completamente diferentes”, ressalta Moreno.

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