Breaking News

Portugal: Seguradoras têm exposição de 12 mil milhões a dívida pública

Fonte: Econômico

Mais de quatro mil milhões de euros do investimento das seguradoras está aplicado em dívida nacional, que desde o início do ano já perdeu um terço do valor.

Desde o início do ano que os mercados teimam em não dar tréguas aos títulos de dívida nacional, cenário que se agravou com o pedido de ajuda externa feito em Maio pelo Executivo português. E se para os bancos a exposição à dívida soberana se tem revelado uma verdadeira ‘dor de cabeça', o mesmo caminho pode estar a desenhar-se no sector segurador.

Segundo dados do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), no terceiro trimestre do ano as seguradoras nacionais registavam um investimento de 12,4 mil milhões de euros em dívida pública soberana - nos ramos Vida e Não Vida - o equivalente a um quarto das suas carteiras. A exposição a dívida pública nacional ronda hoje um terço deste total depois de, em apenas um ano - de 2009 para 2010 -, o valor ter triplicado. Isto numa altura em que as Obrigações do Tesouro português a dez anos, por exemplo, têm estado a negociar com um desconto médio de 35%. Já as dívidas italiana e espanhola ocuparão (segundo dados de Junho) cerca de 10% desta carteira. A exposição a dívida grega, por seu lado, estará abaixo dos 400 milhões de euros.

Esta realidade das seguradoras assume particular importância numa altura em que todos os países periféricos (Portugal, Grécia, Espanha, Itália) têm uma espada sobre a cabeça. Um dos riscos existentes é a possibilidade de, por exemplo, existir um incumprimento na dívida soberana portuguesa, à semelhança do que aconteceu na Grécia.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario