Breaking News

Carência de mão de obra para corretores gera projeto

Fonte: JCNet

O mercado de trabalho de seguros é um dos segmentos que enfrenta dificuldades na contratação de mão de obra em razão da necessidade de domínio, ainda que básico, de conceitos sobre um ramo especializado. A dificuldade em preencher postos crescentes de trabalho no segmento é maior entre jovens, onde a inexperiência e o despreparo são elementos presentes.

Profissional da área, Jean Carlos Garcia decidiu deixar de ficar esperando a qualificação através dos meios tradicionais e resolveu partir para a experiência de formar uma turma inicial com apenas cinco jovens, para transferir informações básicas como comportamento, demandas administrativas e dados gerais sobre o universo das seguradoras.

A experiência acabou ganhando corpo e, em parceria com seguradoras e o apoio do Sindicato dos Corretores do Estado (Sincor SP), Garcia montou o Projeto Seguro. “Nós começamos a prestar informações a cinco jovens, porque tem vaga crescente no setor e não aparece moçada com conhecimento básico. Muitos não têm noção nem de comportamento. Há enorme carência profissional, mas também carência emocional e de convivência para os jovens. Disso nasceu com os parceiros o Projeto Seguro”, conta.

O foco do programa é formar jovens para o primeiro emprego, com ênfase para informações preliminares sobre o universo das seguradoras. Proprietários da Inrede Seguro, Fernando Rocha e Kelly Rocha aprovaram a experiência. “Nós temos muitas dificuldades com o jovem que está entrando no mercado de trabalho. Muitos não têm nem boa redação e faltam noções básicas de comportamento no ambiente coletivo de trabalho. Isso associado ao conhecimento técnico específico sobre seguro, um setor onde poucos dominam a linguagem, faz com que as empresas tenham dificuldade em contratar. Para nós a experiência do Projeto Seguro fechou esta lacuna”, comenta.

Diretor do Sincor SP, Fernando Alvarez argumenta que toda empresa quer o profissional pronto, o que fecha ainda mais as portas para o jovem aprendiz. “O projeto quer aproximar esse jovem aprendiz da realidade desse mercado. A demanda é enorme e a qualificação básica abre portas. O mercado de seguros tem crescimento permanente e as vagas não estão sendo contempladas por falta de qualificação básica, quem dera o jovem com algum conhecimento. Quem se prepara um pouco já consegue sua oportunidade”, argumenta.

Fruto do projeto, no último dia 19 de novembro deste ano foi realizada a primeira formatura de 22 aprendizes. Desses, 17 já estavam com vaga garantida no mercado no dia do recebimento do certificado. O projeto foi realizado pela A.A.S Restaurar em parceria com Amigos do Mercado Segurador.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario