Breaking News

Seguradora Líder diz que não vai aumentar o Dpvat e questiona acusações o TCU

Fonte: O Tempo - Araxá - MG

Rio de Janeiro - A Seguradora Líder afirmou ontem que não haverá aumento do preço do Dpvat - seguro obrigatório de veículos - para nenhuma das categorias de veículos em 2012. Ontem, o Tribunal de Contas da União (TCU) disse que devido a irregularidades o seguro poderia aumentar em média 11% para veículos de passeio e até 21% para outras categorias nos próximos cinco anos.

Desde 2007, o Dpvat é administrado pela Líder, um consórcio formado por cerca de 70 seguradoras. A empresa éremunerada com2%do faturamento do seguro, descontados os repasses a órgãos públicos e suas despesas administrativas.Em 2010, o valor chegou a R$ 5,8 bilhões. Nos últimos 4 anos, o valor arrecadado de Dpvat passou a ser o triplo do que é pago com indenizações. Em nota, a empresa disse que "o TCU jamais fiscalizou a Seguradora Líder nem caberia legalmente fazê-lo por esta ter anatureza de empresa privada". A Líder também afirma que não foi ouvida pelo órgão.

"A seguradora irá apresentar àquela Corte de Contas os esclarecimentos cabíveis, a seu ver suficientes para demonstrar a regularidade e transparência de seus procedimentos",diz. Para o tribunal, a Líder está inflando as despesas para lucrar mais. Uma das constatações é que o consórcio está pagando indenizações antigas quedeveriam ser assumidas pelas seguradoras.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario