Breaking News

Consumidor será beneficiado com dispositivo antifurto obrigatório

Fonte: Monitor Mercantil

Sistema desenvolvido pela Compsis pode ser aplicado em qualquer veículo e armazena dados em memória flash. desde 15 de janeiro, 20% da produção de veículos destinada ao mercado nacional deverá ter o dispositivo. Todos os veículos devem sair com equipamento antifurto das fábricas até agosto de 2012.

A Compsis, empresa com origem na tecnologia aeroespacial e que utiliza este know-how para as áreas de transporte e mobilidade urbana, desenvolveu o SMV Pró 4.0, equipamento antifurto, também denominado Telematics Control Unit (TCU). Todos os veículos devem sair com este equipamento das fábricas até agosto de 2012, de acordo com portaria do Denatran 253/2009.

Quando ativado pelo proprietário, o sistema passa a monitorar o posicionamento do veículo (latitude/longitude), e diversos sinais de entrada configuráveis como velocidade, status de portas, temperatura do baú, consumo de combustível, nível de fluídos, etc.

Segundo o presidente da Compsis, Ailton Queiroga, o sistema pode ser aplicado em qualquer veículo, mas seus resultados são muito maiores quando aplicado em frotas, para gestão completa dos ativos do usuário, gerando economia com redução nos custos de utilização, entre outras vantagens.

O equipamento também é capaz de armazenar vários dias de operação do veículo em sua memória interna para o caso de operação em uma região sem cobertura GPRS.

A portaria do Denatran 253/2009 obriga todas as montadoras, a instalarem em novos veículos produzidos no Brasil e/ou importados o Telematics Control Unit (TCU) como item de série. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), este é um mercado de mais de 3,5 milhões de veículos. A partir de 15 de janeiro de 2012, 20% da produção de total de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos destinada ao mercado nacional deverá ter o dispositivo. Em 15 de março, 40% desses veículos fabricados no país deverão cumprir a lei. Já em 15 de junho, 70% dos veículos sairão de fábrica com o sistema. O cronograma acaba em 15 de agosto de 2012, quando 100% da frota nova no país deverá ter o sistema antifurto, o que incluirá tratores, reboques e semi-reboques.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario