Breaking News

Programa da ONU terá adesão das seguradoras na Rio+20

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

O mercado de seguros brasileiro vai aderir aos Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros, uma iniciativa do Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente. A adesão será celebrada na Rio+20, conferência que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, e representará um compromisso público de longo prazo da atividade de seguros com o desenvolvimento sustentável.

"A iniciativa da ONU de estabelecer princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros está alinhada com o que o mercado segurador brasileiro tem defendido ao longo dos anos e, por isso, fortalecerá a cultura e a disseminação desse conceito no mercado nacional", diz a diretoraexecutiva da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Solange Beatriz Palheiro Mendes.

Os quatro princípios são o resultado de um processo consultivo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em parceria com o setor mundial de seguros nos últimos dois anos e serão apresentados às seguradoras brasileiras pela CNSeg ao longo de 2012. A primeira apresentação será no próximo dia 7, em São Paulo, durante o 1º Workshop Inovação e Oportunidades em Sustentabilidade.

ENGAJAMENTO. "A tendência mundial de valorização das empresas socialmente responsáveis e sustentáveis já está consolidada. No Brasil, muitas empresas do setor de seguros já abriram área específica para o estudo de ações para uma economia sustentável", observa Solange Beatriz.

O desafio da CNSeg, segundo ela, é tornar essas práticas de excelência conhecidas, para que possam permear de forma pragmática toda a cadeia do mercado segurador, influenciando no comportamento dos clientes (pessoas físicas ou jurídicas), de investidores, da sociedade, de reguladores e do governo.

No workshop, a confederação também apresentará os resultados de uma pesquisa realizada com 28 seguradoras sobre práticas sustentáveis e lançará um questionário com indicadores de ações sociais, meio ambiente, governança corporativa e transparência.

"A proposta é identificar o nível de adesão das seguradoras a esses indicadores", explica Solange Beatriz. O evento contará com a participação de diversos executivos do setor de seguros que atuam na área de sustentabilidade e o objetivo é discutir como aplicar critérios socioambientais na gestão de riscos e o papel do mercado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario