Saiba quanto aplicar nos fundos de previdência complementar
Fonte; G1
Quanto maior for seu salário, maior deverá ser a sua necessidade de complementar a renda.
O mineiro Marco Aurélio Goulart dos Santos tem uma dúvida muito pertinente sobre aposentadoria: como saber quanto aplicar nos fundos de previdência complementar?
Como já diz o próprio nome, este é o investimento que complementará o benefício que você recebe da previdência oficial para que seu padrão de vida não caia durante a sua aposentadoria. Assim, quanto maior for seu salário, maior deverá ser a sua necessidade de complementar a renda, uma vez que o benefício do INSS tem um teto, atualmente em R$ 3.916, 20. Clique aqui e veja tabela do INSS.
Assim, a conta a ser feita é:
Renda total que você quer na aposentadoria, menos o que você receberá do INSS é igual ao valor que você terá que buscar na previdência complementar. É possível também incluir nesta conta rendimentos de aluguel, dividendos ou outro ganho que ajudará a reduzir o volume que será necessário buscar nos planos de previdência (veja vídeo).
Mas os planejadores financeiros fazem um alerta relevante: este número pode mudar ao longo dos anos. Daí a necessidade de reavaliar esta conta regularmente e checar se suas aplicações serão suficientes para complementar sua aposentadoria. Suas necessidades podem aumentar ou diminuir durante sua vida, por diversos motivos.
Faça o teste e veja se está preparado para a aposentadoria.
Nenhum comentário
Escreva aqui seu comentario