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Mineiro gosta de fazer seus seguros com corretores

Fonte: O Tempo

Mais de 60% dos prêmios de seguradoras pagos em Minas Gerais entre janeiro e novembro do ano passado são de contratos via corretores de seguros. Considerando apenas seguros de automóveis, a contratação via corretores é 35% maior do que por outras vias de contratação, como aquisição direta nos bancos, por exemplo.

No Estado, do total de R$ 1,015 bilhão de pagamentos realizados, R$ 616,7 milhões foram via corretores, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Para o economista Antônio Marcos Vieira, a preferência do mineiro pela figura do corretor passa pela confiança. “Há muitos anos meus veículos são segurados via corretor. Criamos uma relação de amizade. Esse modelo evita uma série de pequenos transtornos”, diz. Ele lembra que já teve duas batidas no seu carro e que todos os problemas foram solucionados pelo corretor. “O único contato que tive com os donos dos outros carros foi na hora da batida”, brinca.

O diretor executivo da Allianz no Brasil, Ramon Gomez, diz que o fato do consumidor mineiro não abrir mão da figura do corretor é uma característica da personalidade de quem mora em Minas Gerais. “É uma relação mais de confiança do que simplesmente de consumo. Os mineiros entendem que não estão fazendo um investimento ou comprando um produto financeiro, mas estabelecendo uma relação de confiança.

Projeto. O executivo da Allianz revelou que o Brasil é uma das principais apostas do grupo Allianz, uma das maiores seguradoras do mundo e a maior empresa do ramo na Europa. “A China tem uma legislação complicada e a Índia tem uma cultura muito particular. Dos Brics, o Brasil é o mais seguro para investir”. A intenção de Gomez é ampliar a participação das vendas de varejo e de pessoas físicas. Com apenas sete meses de Allianz, o executivo tem a meta de dobrar o faturamento da empresa no Brasil até 2015. No ano passado, a empresa pagou R$ 3,1 bilhões de prêmios e teve lucro líquido de R$ 141,9 milhões.



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