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Venda de seguro ultrapassará 100 bilhões de euros na AL, diz Fundación Mapfre

Fonte: Sonho Seguro - Denise Bueno

Ampliar a venda de seguro de vida na America Latina é uma estratégia que tem demandado investimentos contínuos da indústria de seguros, que vão de tecnologia a educação financeira. Trata-se de um segmento que vai superar os 100 bilhões de euros em vendas anuais, informa Filomeno Mira, vice presidente da Fundacion Mapfre.

Em 2010, o avanço chegou a 19,3%, com prêmios de 91,3 bilhões de euros. O setor de seguros cresce num ritmo maior do que o PIB da região, que apresentou recuo de 1,9%, para 5,9%. No primeiro semestre de 2011 a desaceleração das economias da América Latina e Caribe segue, com os PIB analisados situando-se em 4,3%.

Segundo Mira, isso se deu especialmente pelas medidas de restrição ao crédito no Brasil no período para conter a inflação. O otimismo dos investidores é fundamentado no ritmo de crescimento das economias dos países da região, cada dia mais embaladas pelo aumento do poder aquisitivo das classes de menor renda. Interessada em difundir a cultura da proteção de vida nos países onde atua, a Fundação, que controla a Mapfre SA que por sua vez é sócia do Banco do Brasil, realizou na manhã desta segunda-feira um evento para discutir o seguro de vida na América Latina.

A expectativa é de que o ramo vida, o principal nas maiores economias do mundo, deverá avançar nos próximos anos de forma acelerada na America Latina, que tem a venda de seguros gerais, ou não vida, como carro chefe. Segundo o estudo “El mercado assegurador latinoamericano”, divulgado hoje pela Funación Mapfre, das vendas totais de seguros na América Latina, 60% vieram da demanda dos consumidores por proteção ao patrimônio, com 54,7 bilhões de euros. Isso significou avanço de 11%.

Já o ramo vida obteve avanço de 33,6%, para 36,5 bilhões de euros. Um percentual muito acima dos 2,7% verificado no mundo. Isso faz crescer o otimismo da indústria de seguros com a região latina, que se reflete em investimentos significativos na região, como fez o grupo Mapfre ao comprar a participação da SulAmérica na Brasilveículos, tornando-se o segundo maior grupo segurador do Brasil.

O estudo descreve as principais características dos mercados da região. Os três maiores mercados concentram 67% das vendas da região. Considerando-se os dez principais, a concentração chega a 95%. O Brasil é o maior mercado, com market share de 42%, seguido por México e Porto Rico. Todos os países, com exceção da Venezuela, exibem crescimento nas vendas. O Brasil obteve um avanço de 39,4% nas vendas de seguros, mais foi o Peru que obteve o maior percentual de crescimento, com 42% de 2009 para 2010. As vendas de seguros no Chile avançaram 36,6% e o Uruguai 35%.

Porto Rico, que tem o seguro saúde para a população de menor renda administrado pelo seguro privado, registra o maior consumo per capita da região, com prêmio per capita de 1,9 mil euros por habitantes. Sendo assim, a indústria de seguros de Porto Rico tem a maior participação no Produto Interno Bruto (PIB) do estudo: 16,5%. No Chile, o consumo per capita chegou a 363 euros, com 4% do PIB e o Brasil ficou com 270 euros, com 3,4% no PIB.

As fusões e aquisições foram determinantes para a consolidação dos mercados de seguros na região. O estudo destaca a venda da participação de 60% da SulAmérica para o Banco do Brasil, posição assumida pela Mapfre, e a conclusão da compra da American Life Insurance (Alico) pela norte-americana MetLife.

O estudo completo pode ser acessado no link www.fundacionmapfre.com

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