Breaking News

DEKRA explica a importância de revisar o veículo após viagens

Fonte: Thiago Eid

De acordo com o engenheiro André Vieira, gerente de Serviços Regulamentados da DEKRA, é importante fazer uma inspeção de diagnostico no veiculo após transitar longas distâncias, atitude preventiva que pode poupar dinheiro e aumentar a segurança

Com o ano recheado de feriados, oportunidades não faltarão para aproveitar o período de folga para viajar. Como de costume, é essencial antes de qualquer viagem fazer uma revisão no carro. Mas outro ponto importante e, às vezes ignorado, é fazer uma revisão no veículo após as viagens.

Depois de grandes distâncias trafegadas, desgastes podem afetar o carro e trazer avarias ao veículo. Pensando nisso, André Vieira, gerente de Serviços Regulamentados da DEKRA, aponta algumas dicas para manter o veículo em ordem.

As irregularidades das vias e autopistas podem prejudicar a condição dos pneus, das rodas e da suspensão do carro. Por isso, após uma viagem é importante checar o estado dos amortecedores, molas, bandejas e sistema de direção (alinhamento).

Manter o alinhamento em dia é necessário, pois um carro desalinhado perde estabilidade e aumenta o espaço necessário para frenagens, acarretando riscos ao motorista. Realizar um rodízio entre os pneus compensa o desgaste e ainda preserva a durabilidade do produto.

Os freios merecem uma atenção especial, já que são itens imprescindíveis para a segurança do motorista. Pastilhas, sapatas, discos e tambores de freio também devem ser verificados, principalmente pelos motoristas que viajaram pelas serras e enfrentaram subidas e descidas, acionando constantemente o freio, gerando um desgaste maior dessas peças. É preciso estar atento ainda ao nível do fluido de freio, que deve ser substituído a cada dez mil quilômetros rodados ou a cada ano.

A estrutura do escapamento também deve ser verificada, pois pode sofrer danos ao se chocar com pedras e buracos. Vale averiguar as condições do catalisador, já que danos a essa parte podem ocorrer sem que o motorista perceba. Quebrada, causa o aumento da emissão de poluentes, que além de prejudicar a atmosfera, levam à reprovação na inspeção ambiental.

Além do catalisador, é importante verificar outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível.

Por fim, mas não menos importante, é preciso checar os itens de segurança como palhetas de limpador de vidros, que podem ressecar e perder a qualidade, e as luzes de freios e faróis, itens de funcionamento obrigatório, que podem queimar sem que o motorista perceba.

“Fazer uma inspeção de diagnostico e verificar tudo o que esta fora do lugar após longas viagens é, antes de mais nada, uma atitude preventiva, que reforça a segurança do motorista e dos passageiros”, alerta Vieira.

Segundo o especialista, é muito mais fácil reverter um problema quando identificado no início. “Um pequeno dano pode rapidamente se transformar em um grande problema, muito mais caro de ser resolvido. Nestes casos, o mais seguro é fazer uma e inspeção veicular, que apontará detalhadamente o estado do veículo”, conclui.

A DEKRA é fornecedor internacional de serviços para o setor automobilístico, fundado há 84 anos, em Stuttgart, na Alemanha. Atualmente, a companhia possui 25 mil colaboradores nos mais de 50 países em que atua. Em 2009, registrou faturamento de 1,8 bilhão de euros. No Brasil, a DEKRA possui a maior rede de vistoria do país, com 104 unidades, 2.500 colaboradores e uma ampla cobertura, com atuação em mais de 4.800 municípios do País. Já registrou 26 milhões de vistorias e mais de 180.000 inspeções de segurança veicular. Nos últimos anos, a empresa diversificou seus produtos e passou a oferecer serviços com foco no proprietário do automóvel, proporcionando mais segurança no momento de compra e de venda.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario