Breaking News

Desvios de cargas desafiam gestão de riscos em transportes

Fonte: CQCS | Crislaine Cambuí

“Estar permanentemente informado das melhores práticas e tecnologias relacionadas com proteção à carga, assim como acompanhar a qualidade dos serviços das diferentes empresas de gerenciamento de risco do mercado, são formas de diminuir o índice de ocorrências de roubo”. A afirmação é do Diretor deTransportes da Zurich Seguros, José Neto, ao abordar como o elevado número de desvio de carga permanece como um dos grandes desafios do segmento.

Segundo ele, atualmente são muitos os fornecedores de serviços para prevenção de perdas, mas nem todos oferecem a mesma eficiência. Então, é indispensável acompanhar o profissionalismo e seriedade dessas empresas.

Mas o executivo destacou também que mesmo com a adoção dos melhores produtos e serviços não há como se falar em eliminação do risco. “O roubo de cargas não pode ser visto como um simples delito de subtração da coisa alheia. Há uma fabulosa engenharia e inteligência envolvidas, que inclui o aliciamento de pessoas, falsidade ideológica, utilização de tecnologias avançadas (como os "jammers", equipamentos que impedem o correto funcionamento de rastreadores), uso de armamento pesado e rede de receptadores (que esquentam e 'legitimam' as notas fiscais”), completa.

“De forma geral, o crime organizado está sempre um passo à frente das ações de segurança. Frequentemente os criminosos surgem com novas tecnologias e/ou formas de atuação que precisam ser compreendidas para então ser corretamente combatidas. Esta é mais uma razão pela qual, mesmo estando presente toda sofisticação da engenharia de segurança, permanece indispensável a contratação de uma apólice de seguro, que fornecerá a tranquilidade financeira necessária", finaliza o diretor deTransportes da Zurich Seguros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario