Breaking News

Porto Seguro abre inscrições para o primeiro “Prêmio Brasil Fotografia”

Fonte Revista Cobertura

A Porto Seguro (www.portoseguro.com.br), em parceria com o Ministério da Cultura, é apoiadora* do “Prêmio Brasil Fotografia”, que contemplará os autores dos trabalhos vencedores com prêmios entre R$ 10 mil e R$ 40 mil. As inscrições começam no dia 11 de abril e vão até 20 de maio.

O Prêmio Brasil Fotografia é destinado a fotógrafos brasileiros ou estrangeiros residentes no País. A ação curatorial propõe a apresentação de ensaios e séries fotográficas que elaborem uma reflexão na qual a fotografia, independentemente de temas pré-estabelecidos, traga à tona a diversidade de abordagens possíveis, que reflitam a história social e estética do olhar contemporâneo. São duas categorias:

Ensaios fotográficos – Para ensaios ou séries que formem um conjunto com oito a doze imagens sobre o mesmo tema, caracterizando uma linguagem fotográfica de cunho autoral, seja com ênfase no documentarismo ou no experimentalismo. Não há restrição quanto à forma de captação de imagem ou aos métodos de pós-produção. Nesta categoria, serão privilegiados trabalhos impressos em algum tipo de papel.

Pesquisas Contemporâneas – Para trabalhos que reflitam a metalinguagem e as fronteiras da representação pela fotografia, em imbricação com suportes e linguagens variados, tais como vídeo, gravura, instalação, ocupação urbana, arte eletrônica, entre outras, desde que a “fotografia still” (estática) esteja claramente presente nos trabalhos. Serão analisados trabalhos já finalizados ou projetos.

Para participar, é necessário enviar as inscrições, via correio, para o Espaço Cultural Porto Seguro – Avenida Rio Branco, 1489, térreo – Campos Elíseos – São Paulo (SP), considerando que a data limite da postagem (carimbo dos correios) é dia 19 de maio de 2012.

*Sobre o Prêmio

Depois de uma década de existência, o Prêmio Porto Seguro Fotografia passa a se chamar Prêmio Brasil Fotografia. Nesses dez anos, muitas mudanças ocorreram no cenário da fotografia nacional e mundial. A circulação de imagens, por exemplo, cresceu exponencialmente; os amadores passaram a usar a fotografia como ferramenta cotidiana e os profissionais deixaram de depender, exclusivamente, de veículos e espaços institucionais para difundir seus trabalhos. Muitos profissionais, artistas ou não, passaram a dominar todas as etapas de produção, edição, difusão e comercialização de suas obras, que agora são vistas e comentadas em escala global.

Para se destacarem no panorama da fotografia, amadores e profissionais passaram, cada vez mais, a desenvolver ensaios e séries fotográficas, com o intuito de aprofundar seus temas e criar uma linguagem autoral. Esse movimento tem levado a fotografia a se expandir, por meio de uma imensa diversidade de pontos de vistas que tendem, assim, a criar uma reflexão mais dialética e democrática sobre os temas abordados.

As novas tecnologias facilitaram a entrada de amadores e artistas não familiarizados com as técnicas do processo fotográfico, também contribuindo decisivamente para ampliar o repertório da fotografia contemporânea e criando, inclusive, inesperados e bem-vindos pontos de intersecção com outras linguagens. Um dos efeitos desse movimento foi o estreitamento da barreira entre os conceitos de documento e arte.

O Prêmio Brasil Fotografia pretende, nessa sua nova fase, privilegiar e refletir esse momento de extrema criatividade e renovação que a fotografia, em escala global, passou a representar e no qual a produção brasileira, sem sombra de dúvida, é uma das principais protagonistas. (RAF Comunicação/Porto Seguro)

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario