Breaking News

Checkauto evitou R$ 130 milhões de prejuízos em negociações automotivas em abril

Fonte: Último Instante

Segundo a empresa, 75% das consultas realizadas no período apresentaram algum tipo de restrição.

Do total de veículos pesquisados no site da Checkauto – empresa do Grupo DEKRA – no mês de abril, 75% apresentaram restrições de alguma natureza. Devido a este montante expressivo, foram evitados R$ 130,6 milhões em prejuízos para os consumidores.

A Checkauto é uma empresa especializada em informações sobre o histórico de veículos seminovos e usados. Seu sistema fornece mais de 30 tipos de informações para os clientes no momento da compra e venda de um veículo. O usuário pode conferir dados como, por exemplo: restrições administrativas, tributárias e judiciais; ocorrências de roubo e furto em aberto; existência de multas; histórico de quiilometragem; histórico de sinistro e recall.

Dos itens avaliados, o maior número de restrições ficou por conta da Alienação e Arrendamento (veículos em nomes de terceiros), que representa 43% do total de veículos pesquisados. Os Históricos de Ocorrências (acidentes, leilão, roubo ou furto) atingiram 6% do total; e as Restrições Oficiais (administrativas, judiciárias, tributárias) somaram 1,9% do montante pesquisado.

“A Checkauto é uma ferramenta que torna a compra e venda de veículos mais segura e transparente. Por meio da consulta, o consumidor tem acesso ao histórico do bem, junto com todas as restrições que afetam diretamente seu valor. A ideia é criar condições para uma negociação justa e evitar qualquer tipo de transtorno, tanto para quem vende quanto para quem está comprando”, explica Luís Neca, diretor Comercial da DEKRA.

Embora o Índice de Adulterações – que avalia as modificações no motor, documentação e quilometragem – tenha incidido sobre apenas 2,4% das consultas, seu impacto sobre o veículo e proprietário é grande, pois representa prejuízo financeiro alto. “As adulterações estão entre as restrições mais graves, já que suas consequências podem ocasionar danos materiais e morais aos consumidores, desvalorizando o bem e trazendo complicações legais sérias”, alerta o diretor.

Recall

Um dos itens mais expressivos entre os veículos analisados em abril pela Checkauto diz respeito ao número de recalls, que atingiu 14% do total.

Recentemente, a Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o projeto de lei que regulamenta as regras para recall de veículos no País. O texto determina que as montadoras informem aos Detrans todos os veículos que já passaram por procedimento, para que o órgão possa identificar quais já efetuaram a correção dos defeitos.

A Checkauto já realizou mais de oito milhões de consultas, possui mais de 80 milhões de registros e mais de 70 mil usuários cadastrados.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario