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Consumo de seguros auto por grupos da Classe C ultrapassa 40% no Brasil

Fonte: Seguro Em Pauta - Funenseg
 Os brasileiros pertencentes aos grupos sociais Aspirantes Sociais, Periferia Jovem e Brasil Rural, componentes da Classe C, consumiram 41,3% das ofertas do mercado de seguros para automóveis no Brasil em 2011. Em 2008, este número era 29,1%, o que representa um crescimento de mais de 40% em três anos. Esta foi a principal conclusão do levantamento sobre consumo de seguros auto realizado pela Experian Marketing Services. O estudo mostrou, ainda, que esta parcela da sociedade nunca investiu tanto no segmento e ficou pela primeira vez no topo do ranking.

Os grupos sociais são uma classificação do Mosaic Brasil, solução de Marketing Services da Experian para análise da sociedade em função da renda, geografia, demografia, padrões comportamentais e estilo de vida, e que organiza a população em 10 grupos e 39 segmentos. O grupo Aspirantes Sociais foi responsável pelo consumo de 21,0% dos seguros auto em 2008, tendo crescido para 22,5% em 2011. Ele representa 9,74% da população brasileira, a idade média dos componentes é 41 anos e a renda média mensal é de R$ 1.620,00.

Por sua vez, entre 2008 e 2011, o grupo Periferia Jovem também teve crescimento no consumo de seguros auto, passando de 4,1% para 9,8%. Ele corresponde a 20,92% da população e a idade média dos integrantes é de 32 anos, com renda média mensal de R$ 950,00.

Já o perfil Brasil Rural representa 16,05% do total da população brasileira e os participantes têm idade média de 42 anos e renda média mensal de R$ 960,00. O grupo, que consumia 4,0% dos seguros auto no País em 2008, chegou a 9,0% em 2011, o que equivale a um crescimento de 125% no período. Com o menor percentual do consumo de seguros auto no ano estão os grupos sociais Envelhecendo no Interior (1,3%) e Aposentadoria Tranquila (2,2%).

Ao avaliar a evolução histórica entre 2008 e 2011, o levantamento mostrou que grupos do Mosaic Brasil componentes das classes mais altas, como Ricos, Sofisticados e Influentes; Prósperos Moradores Urbanos e Empreendedores e Comerciantes, perderam representatividade no período.

Os Ricos, Sofisticados e Influentes tiveram sua participação relativa no consumo de seguros auto reduzida de 15,1% para 7,9% entre 2008 e 2011, enquanto Prósperos Moradores Urbanos tiveram queda de 22,8% para 15,1% e Empreendedores e Comerciantes de 16,2% para 14,1%. Segundo o estudo, esses segmentos de renda mais elevada da sociedade, que historicamente tiveram foco quase que exclusivo das seguradoras, passaram a disputar a atenção das empresas com o novo mercado consumidor.

“O novo mercado consumidor de seguros auto, composto por grupos em ascensão social, passa a ser o foco das empresas, que agora buscam melhorar a comunicação e interação com essa população. Nesse novo relacionamento que se estabelece, há uma ampla possibilidade de diversificação de ofertas segmentadas. Assim, entender quem é este novo público é fundamental para o crescimento dos negócios das seguradoras”, afirma Juliano Marcílio, presidente de Marketing Services da Serasa Experian e Experian América Latina.

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