Breaking News

Por que o preço do seguro varia tanto de uma seguradora para outra?

Fonte: Top Seguro

Quem está acostumado a realizar cotação de seguros sabe o quanto pode ser imensa a amplitude nos preços da cobertura de um mesmo bem. Mas você sabe ao certo porque o valor desse serviço pode variar tanto, de seguradora para seguradora?

O prêmio imposto pela seguradora ao segurado é uma prestação referente à transferência da responsabilidade de cobertura de eventuais sinistros. O valor do prêmio varia de maneira extraordinária de acordo com os resultados estatísticos dos fatores de riscos, os quais são apurados de maneira diversa por cada seguradora.

Dentre os fatores de risco que mais resultam em alteração no valor da apólice, o perfil do contratante é um dos que mais desperta dúvidas pelos potenciais clientes. O papel da companhia securitária é identificar o tamanho do risco que ela corre ao patrocinar a segurança patrimonial de um indivíduo. Por exemplo, um condutor menor de 25 anos possui, em linhas gerais, muito menos experiência na condução de um automóvel do que um adulto de 38 anos. Esses detalhes podem ser verificados na cotação de seguros.

Outra questão é a região de localização do segurado. Em se tratando de um seguro de imóveis, se os dados estatísticos das seguradoras comprovarem que a região da residência possui um alto índice de roubo e furto, indubitavelmente, esses fatores de risco contribuirão para o aumento no valor do prêmio. Além disso, existem ainda alguns outros fatores peculiares a cada modalidade de proteção como a idade, no caso do seguro de vida, ou o percentual de uso do veículo (no caso do seguro auto).

O trabalho da seguradora é cruzar toda a combinação de dados do usuário e chegar a um valor que consiga expressar o risco a qual a seguradora será exposta na contratação.

Por fim, a inserção de serviços adicionais também pode “inchar” o valor da apólice, já que cada facilidade extra (como serviços de encanador em sua residência, troca de vidros e reparo de talhas) implicará em valores ainda mais salgados na cotação de seguros. Assim, se os fatores de riscos, em sua maioria, não podem ser evitados, os serviços adicionais são itens que devem ser medidos com muita cautela, a fim de não fazer do seguro uma despesa incontrolável.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario