Breaking News

Seguradoras europeias cortam exposição a dívida portuguesa

Fonte: Econômico


A francesa CNP Assurances, a Generali e a Axa são as maiores investidores em dívida pública portuguesa no setor.

As maiores seguradoras europeias têm 8,26 mil milhões de euros aplicados em dívida pública portuguesa, segundo um relatório recente do BNP Paribas. Em apenas seis meses, as entidades deste setor cortaram em 23% - o equivalente a 2,46 bilhões de euros - a exposição a títulos de dívida pública portugueses. Apesar disto, no grupo das 30 entidades analisadas, ainda existem três instituições com mais de mil 1 bilhão de euros investidos em obrigações portuguesas.

É o caso da francesa CNP Assurance, com aplicações no valor de 1,82 bilhões de euros. Entre as seguradoras que mais investem estão ainda a Generali e a Axa, com posições de 1,6 bilhões e 1,2 bilhões de euros investidos em dívida portuguesa. Estas três seguradoras são responsáveis no seu conjunto por mais de metade do investimento feito por entidades do setor em dívida do Estado português.

Apesar de ainda estarem entre as maiores investidoras do setor em obrigações portuguesas, a Generali e a CNP Assurance foram as entidades que mais cortaram a exposição no segundo semestre de 2011. A entidade italiana cortou o investimento em mais de metade, uma redução de 1,8 bilhões de euros. Já a seguradora francesa baixou o investimento em 24%, o equivalente a 580 milhões de euros.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario