Breaking News

Reajuste de plano coletivo mudará

Fonte; Agora São Paulo

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) vai abrir uma consulta pública para estabelecer as regras de reajuste para os contratos dos planos coletivos com menos de 30 clientes. A medida vai determinar que as operadoras de planos de saúde calculem um reajuste único para todos os contratos desse tipo. Hoje, o reajuste é feito por contrato e de acordo com a utilização do plano pelos usuários.

Os planos coletivos com menos de 30 vidas representam hoje 85% dos contratos de planos de saúde no país, com cerca de 2 milhões de usuários. O objetivo central da proposta é oferecer maior equilíbrio no cálculo do reajuste. Como hoje o cálculo é feito de acordo com o uso do convênio pelos clientes, há casos em que o aumento de um ano para o outro mais do que dobra o preço do plano. Já para quem usa pouco, o índice sobe menos.

A consulta pública estará aberta a partir da próxima quarta-feira (dia 1º) até o dia 30. Para participar, é preciso acessar o site www.ans.gov.br e clicar no link ?Participação da Sociedade/Consultas Públicas?.

A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), que representa 15 operadoras, afirma que suas associadas já têm como prática aplicar o mesmo índice para grupos semelhantes, para evitar que os clientes possam ser prejudicados.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario