Breaking News

Viagem segura

Fonte: Estado de Minas

Ubirajara Cavalcanti - Diretor-executivo da Mercantil do Brasil Corretora de Seguros

Férias escolares, um dos períodos mais aproveitados para viagens, principalmente com família ou em grupos, e grande parte desse público opta por viajar de carro. Além da diversão, os motoristas podem encontrar estradas com buracos e acidentes, que danificam os veículos. O balanço do número de acidentes em estradas federais no período de férias é assustador. Em 2011 as rodovias federais registraram 188,9 mil acidentes que deixaram 104,4 mil pessoas machucadas e 8,5 mil mortos, segundo levantamento anual de acidentes, feito pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Julho, que concentra as férias escolares, teve a maior incidência de acidentes, com 16,8 mil casos, ou seja, 8,9% do total de ocorrências anuais. Dirigir nesta época do ano pode ser menos problemático quando o motorista conta com o auxílio de um seguro para automóvel.

Devido às condições de algumas estradas e ao aumento de carros circulando pelas rodovias brasileiras nesta época, a procura por seguros para automóveis tende a crescer. O mercado de seguros tomou ainda novo fôlego com a expansão da classe C. Em geral, o carro é um dos bens de maior valor que os consumidores dessa classe têm. Assim, a consciência de fazer um seguro tornou-se cada vez mais imediata. Conforme a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (Abac), o mercado de seguro de automóveis cresceu 158,3% de 2006 a 2010. A expectativa da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) é que a busca por essa modalidade continue aquecida, com crescimento médio anual de 10% até 2013.

O aumento da demanda por seguros para automóveis durante as férias ocorre em decorrência do crescimento dos riscos nas estradas. As pessoas ficam mais expostas a acidentes e até a furtos de veículos, podendo ocorrer danos materiais e pessoais a segurados e terceiros. Com o veículo protegido, tem-se uma preocupação a menos e a viagem fica mais prazerosa. Há diversas opções de pacotes de seguros, que podem incluir desde a cobertura de colisões, incêndio e roubo até a dispensa de franquia e indenização de veículos zero quilômetro. O mix de coberturas oferecidas pelas seguradoras é cada vez mais completo.

Além da proteção tradicional contra colisões e acidentes convencionais, existem no mercado coberturas que permitem o pagamento dos débitos com o financiamento do carro, em casos específicos. Esses planos oferecem, gratuitamente, coberturas para desemprego ou incapacidade temporária, e para doenças graves, sendo isentado do pagamento das parcelas a vencer, garantindo a quitação do saldo devedor a partir da terceira parcela. O mesmo ocorre com profissionais liberais que tenham que se afastar temporariamente das atividades devido a acidente. Já no caso de doenças graves, com diagnóstico definitivo, o seguro isenta o pagamento das parcelas a vencer, garantindo o pagamento do saldo devedor a partir da terceira parcela.

Se o momento é favorável para o aumento da comercialização de seguros de automóveis, não menos importante é educar o novo público. Em alguns casos, o segurado deixa de usufruir os serviços por desconhecimento das vantagens que o seguro oferece. Por esse motivo, é importante a leitura do Manual do Segurado, pois nele constam todas as informações e condições para sua utilização. De resto, boa viagem para todos.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario