Breaking News

BB Mapfre obtém ROE de 25% no primeiro semestre

Fonte: Sonho Seguro - Denize Bueno

O grupo segurador BB Mapfre traz boas notícias para os acionistas. Apresentou crescimento praticamente em todos os indicadores que contam pontos positivos na linha final do balanço financeiro. Entre eles, o retorno anualizado sobre o patrimônio líquido (ROE) ficou em 25% no primeiro semestre de 2012. O lucro líquido avançou 14%, para R$ 400 milhões. O resultado operacional avançou 29%, para R$ 648 milhões, e o financeiro 15%, para R$ 314 milhões. O faturamento do grupo avançou 15%, para prêmios emitidos de R$ 5,2 bilhões. “Crescemos em participação de mercado, captamos 525 novos corretores de seguros, totalizando 15 mil, contratamos 950 novos colaboradores, investimos em tecnolgia. Ou seja, estamos preparados para enfrentar a concorrência e crescer acima da média de mercado com resultados consistentes”, afirma Marcos Eduardo Ferreira (foto), presidente do grupo nas áreas de auto, seguros gerais e afiinities.

Durante coletiva, o grupo apresentou uma série de números para comparar o grupo BB Mapfre com o mercado, considerando as áreas de atuação da seguradora, utilizando dados estatísticos disponibilizados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador da indústria de seguros. O grupo dividiu os números em seguros de pessoas, automóvel e seguros de danos (engloba riscos patrimoniais como residencial, grandes riscos, PME, financeiros e agronegócios). O valor total de todos esses segmentos considerando todo o mercado chegou a prêmios de R$ 33 bilhões, que significam os nichos nos quais o grupo atua. Dentro desse universo, o grupo registrou R$ 5 bilhões em prêmios no primeiro semestre, crescimento de 15,6%, acima dos 9,7% do setor. Em vida, os prêmios totalizaram R$ 2 bilhões, alta de 24,7%. Em danos, os prêmios somam R$ 1,3 bilhão, com avanço de 19,4%. Em automóvel, R$ 1,9 bilhão em prêmios, crescimento de 5,1%. O mix de produtos é o seguinte: vida tem 38% das vendas da BB Mapfre, automóvel tem 36%, massificados 9%, grandes riscos 8%, agronegócios 8% e habitacional fica com 1%.

Segundo Ferreira, a BB Mapfre consolidou a liderança de vendas em seguro de pessoas (não considera VGBL, administrado por outra empresa do grupo, a Brasilprev), passando a deter 19,2% do mercado. “Nosso crescimento foi de 24,7%, acima da média obtida de 9,7% considerando-se os cinco maiores players do segmento, ou, 13,7% considerando o total do segmento dentro do setor”, revelou.

Em automóvel, o grupo cresceu 5,3%, abaixo dos 11% registrados pelo setor. Landim explica que na associação com o BB, a Mapfre deixou de vender seguro de carro nas agências da Caixa, com quem tinha até então parceria. Tirando o efeito Caixa, o crescimento nas vendas avança para 8,5% quando comparado com o primeiro semestre de 2011. Ferreira destacou o esforço da equipe de automóvel. “Transferir os clientes que eram atendidos pela Brasilveículos, carteira até então administrada pela SulAmérica, para a base da BB Mapfre exigiu um grande esforço de todos. A eficiência desse processo foi crucial para mantermos os clientes em carteira, sem perde-los para a concorrência por inconvenientes com o processo migratório”.

Segundo Landim, o grupo BB Mapfre obteve índice de sinistralidade melhor do que a média do mercado, situando-se em 53,4%, enquanto os concorrentes contabilizaram média de 54,3%. Já o custo comercial tem um percentual acima da média de mercado. Landim explica que isso se deve a uma forte atuação em canais de afinidades, com 100 acordos de parcerias, que geram mais de 8 mil pontos de vendas. O custo administrativo, segundo ele, é de 8,2% sobre o volume de prêmios ganhos, praticamente a metade dos 16% registrado no estudo realizado para obter a média de mercado. O índice combinado, consequentemente, situou-se em 94,3% versus 99,9% da média do mercado.

A carteira de aplicações somou R$ 7,6 bilhões, com avanço de 2,1%. “Teria crescido mais, porém o grupo registrou várias movimentações de capital para finalizar a cisão das empresas que compõem a parceria BB Mapfre e as que ficaram fora do acordo, consolidadas na Mapfre Seguros”, informou Carlos Alberto Landim diretor de planejamento e controladoria.

Para o segundo semestre de 2012, o grupo pretende manter o ritmo de crescimento acima da média de mercado, exceto em automóvel. “Vamos recuperar o crescimento em linha com o mercado, mas dificilmente vamos crescer acima, pois não vamos entrar em guerra de preços”, disse Ferreira. Ele acredita que os concorrentes deverão reajustar preços para equilibrar as margens operacionais prejudicadas pela redução do custo de apólice e da taxa Selic, ficando a qualidade dos serviços e a inovação as principais armas para a conquista dos clientes.

Inovação – A seguradora criou uma equipe só para pensar em inovação. O grupo se dedica a ouvir clientes, funcionários e corretores. A inovação já começa na criação da sala totalmente adaptada para dar vazão às idéias. É possível escrever em todas as paredes, por exemplo. As cores do mobiliário também foram escolhidas obdecendo estudos de estímulos visuais e de ergonometria que estimulem a parte mais nobre do cérebro humano. Tal inovação, segundo os executivos, estará presente em todas as linhas de negócios, principalmente para o desenvolvimento de estratégias para a conquista de consumidores das classes de menor renda.

Um dos grandes desafios da BB Mapfre no segundo semestre também será ingressar em microsseguros. “Já temos mais de 30 produtos que se encaixam dentro das características determinadas na regulamentação”, diz Ferreira. A decisão se o grupo abrirá uma seguradora específica de microsseguros depende de duas circulares que ainda precisam ser divulgadas pela Susep.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario