Breaking News

DPVAT: 165 mortes e 795 invalidez diárias

Fonte; Jornal do Commercio - RJ

No primeiro semestre do ano, os acidentes de trânsito deixaram 794 pessoas inválidas a cada dia em ruas e estradas brasileiras. Segundo a Seguradora Líder, administradora do seguro obrigatório de veículos automotores (Dpvat), foram pagas no período 142.998 indenizações por invalidez permanente, crescimento
de 33% sobre janeiro a junho de 2011. Os casos fatais (mortes) chegaram a 29.770, média diária de 165 óbitos, alta de 11% sobre os números de um ano atrás.

A Seguradora Líder liberou ainda 43.382 reembolsos de despesas médicas e hospitalares para casos menos graves. “O número de vítimas cresce rapidamente. No ano passado, houve aumento de 40% frente a 2010. No primeiro semestre de 2012, já registramos um salto de 31% em relação a período semelhante do ano passado. E a expectativa é de crescimento de 40% no fechamento do exercício”, avalia o presidente da seguradora, Ricardo Xavier.

Ele revela que, por categoria de veículo, acidentes com motocicletas são os mais comuns no País, consumindo 69% das indenizações pagas. Outros 25% são canalizados para indenizar pessoas envolv idas em acidentes com automóveis.

Ranking

De janeiro a junho deste ano, a Região Nordeste concentrou a maior parte das indenizações pagas, 30%, predominantemente para acidentes envolvendo a categoria de motocicleta; seguida pelo Sul (27%), Sudeste (25%), Norte (10%) e Centro-Oeste (8%).

Ele também entende que é improvável aplicar qualquer tipo de punição ao causador do acidente, como negar o pagamento de cobertura do seguro, caso ele esteja entre as vítimas. “O seguro foi criado para atender a todos. E, para isso, requer simplificação. Apurar a responsabilidade requer perícia e leva tempo. Precisamos ser rápidos e ágeis”, observa Ricardo Xavier.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario