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Satisfação do consumidor em relação às seguradoras cai, diz ESPM

Fonte: InfoMoney

Em julho, a satisfação do consumidor, em relação às seguradoras, registrou índice de 63,4%; queda de 4,1p.p. sobre o mês anterior

SÃO PAULO – O índice de satisfação do consumidor com as seguradoras caiu 4,1 pontos percentuais, em julho, em relação ao mês anterior, ficando em 63,4% segundo dados foram divulgados, nesta segunda-feira (6), pelo INSC (Índice Nacional de Satisfação do Consumidor). As seguradoras analisadas foram: Itauseg, Porto Seguro, Bradesco Auto e Mapfre.

No geral, o INSC apresentou ligeira alta, de 1,1 p.p., em relação a junho, alcançando 57,8% de satisfação. Ele é o primeiro e único indicador com informações totalmente levantadas na internet.

Os bancos, por sua vez, registraram alta na satisfação, de 4,9 p.p., fechando julho com 47,9%. Neste caso, as instituições analisadas foram Itaú-Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.

Setores
Veja na tabela abaixo a avaliação dos consumidores em relação aos 24 setores analisados pelo INSC:
Avaliação dos consumidores
SetorSatisfação em julhoVariação sobre  o mês anterior (p.p.)
Fonte: INSC
Alimentos85,7%- 2,2
Bebidas84,9%- 0,4
Vestuário79,4%+ 6,3
Drogarias79%+ 3
Indústria digital78,7%+ 10,5
Supermercados76,6%+ 1,5
Farmacêutico76,4%+ 0,8
Personal care76,1%- 8,7
Bens de consumo74,4%- 2,4
Hospitais e laboratórios72,5%- 0,8
Seguradoras63,9%- 4,1
Automobilístico63,5%+ 0,9
Eletrônicos60,2%+ 2,2
Lojas de departamento59,3%- 8
Gás58%- 6,9
Convênios médicos54,4%+ 4,8
Construtoras53,2%- 1,3
Aviação52,4%- 4,1
Bancos47,9%+ 4,9
Saneamento básico47,9%- 1,8
Energia elétrica46,2%+ 7,6
Transportes metropolitanos43,3%+ 5,9
Telefonia fixa42,2%- 0,2
Telecom31,4%- 2,7


O estudo

O INSC utiliza as redes sociais para coletar dados, mensurando as expressões, colhidas na web, de acordo com três pilares – qualidade percebida de produtos e serviços, expectativa do consumidor e valor percebido. O índice analisa a satisfação do consumidor em relação a 96 empresas de 24 setores da economia.

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