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Garantia Estendida: Guia da Fenseg institui boas práticas na venda do serviço

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

No Brasil, o mercado de seguros já movimenta 30 milhões de contratos de garantia estendida anualmente, cerca de 100 mil ao dia. Em 2015, a média anual tende a pular para 40 milhões, segundo estima a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), que lançou, esta semana, o ‘Guia de Boas Práticas de Garantia Estendida’, cuja finalidade é fornecer informações que orientem o consumidor no momento da compra do seguro. Ao todo, serão distribuídos 37 mil exemplares para os 12,5 mil pontos de vendas em todo o País, que deverão estar à disposição dos clientes. Cerca de 8 mil serão disponibilizados para as 14 seguradoras que atuam no ramo.

O objetivo do seguro é fornecer ao segurado a extensão ou complementação da garantia original de fábrica dada a aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos e a veículos automotores, estabelecida no ato da compra do bem, que em geral acontece em redes de comércio varejista e em concessionárias.

Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em 2011, a receita de prêmios com a venda do seguro de garantia estendida chegou a R$ 2,364 bilhões, 10,3% acima da contabilizada no exercício anterior. Os últimos dados disponibilizados pela autarquia, relativos ao acumulado de janeiro a julho, mostram que o faturamento das seguradoras na carteira chegou a R$ 1,411 bilhão, 6,7% a mais do que um ano atrás.

Para o presidente da Fenseg, Jayme Brasil Garfinkel, “o lançamento do guia é benéfico tanto para o mercado de seguros quanto para os varejistas e consumidores, pois reafirma a importância das boas práticas de venda e a conscientização do consumidor na hora da contratação de um serviço financeiro de proteção de longo prazo”.
Na agenda da entidade consta também um programa de capacitação online dos varejistas, para dar mais profissionalismo e transparência à comercialização do seguro nas lojas. A federação também organiza uma agenda de workshops voltados para o diálogo com os órgãos de defesa do consumidor .

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