Breaking News

Seguradoras dependerão de cadastro para acesso às informações do chip obrigatório em veículos

Fonte: CQCS | Pedro Duarte

O Conselho Nacional do Trânsito publicou em agosto a resolução sobre instalação de chips de identificação em toda a frota nacional . Com o nome de Siniav (Sistema Nacional de Identificação de Veículos), a novidade deverá auxiliar a fiscalização dos automóveis, registrando dados de velocidade, respeito ao rodízio municipal e regularização do licenciamento, por exemplo.

Mas não há, até o momento, nenhuma garantia de que as informações coletadas pelo Siniav terão impacto nas operações da seguradoras, mesmo porque a iniciativa permanece focada na esfera pública. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Ministério das Cidades, o sistema será implementado a partir de janeiro de 2013 e o prazo final para que toda frota tenha o dispositivo é 30 de junho de 2014.

Nesse contexto, o Ministério confirma que as empresas com interesse nas estatísticas, incluindo seguradoras, deverão se cadastrar no Sistema Nacional de Trãnsito (SNT), que hoje é composto pelo Contran, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamentos de Trânsito dos Estados e Distrito Federal (Detrans), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e Polícia Militar.

“Entretanto, não há qualquer participação ou cadastro atualmente, pois há que se cumprir ações prévias. A principal é o início do emplacamento dos veículos pelos Detrans (quando serão também instalados os primeiros chips de identificação). Somente após essa etapa pode-se partir para a integração de outros órgãos do SNT e, em seguida, das empresas privadas”, reforça a resposta enviada pelo Ministério, sem passar um cronograma preciso

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario