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Dekra atua na redução de fraudes contra seguradoras


Fonte: ùltimo Instante

Com Vistoria Prévia, o mercado segurador pode evitar mais de R$ 7 bilhões em prejuízos somente neste ano.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg), em 2011 o número de fraudes contra o mercado de seguro de carros aumentou 14% em comparação ao ano anterior. Foram mais de R$ 194 milhões de prejuízos no ano passado. As suspeitas de fraudes chegam a R$ 1,3 bilhão.

Para Leonardo Ianegitz, gerente de Operações da DEKRA – multinacional alemã líder em serviços para o mercado automotivo – um dos principais motivos para este cenário negativo é que 40% da frota segurada não passam por vistorias especializadas. Além disso, nenhum veículo é avaliado por especialistas com a periodicidade adequada.

“Hoje em dia, nenhum veículo passa por vistorias periódicas, isso significa que durante anos a companhia de seguros protege o automóvel sem saber se ele mantém os padrões de fábrica, se as características informadas na apólice correspondem ao bem segurado e, pior, se ele ainda existe. O registro anual por meio da vistoria inibe adulterações e mantém atualizadas as informações sobre o risco que está sendo assumido, o que faria diminuir as incidências de fraude”, argumenta.

Com o objetivo de mensurar a proteção e classificação de risco que a Vistoria Prévia traz às seguradoras, a DEKRA projetou o Índice de Redução de Risco (IRR). Apurado de janeiro a setembro deste ano, o levantamento demonstrou que a companhia evitou R$ 7,7 bilhões em riscos para seus clientes. Isso significa que a cada R$ 1 investido, são poupados R$ 150 em riscos para o mercado segurador. “A Vistoria Prévia é muito importante para as seguradoras, porque mede o risco que assumem ao proteger um determinado bem”, ressalta o especialista.  

O consumidor

Além da correta identificação do veículo, a Vistoria Prévia avalia uma série de detalhes do bem. Os principais são o estado de conservação e a existência de avarias, como danos na lataria e pintura, pontos de ferrugem, entre outros. Segundo Ianegitz, esta avaliação pode beneficiar também o consumidor que contrata um seguro. 

“Toda avaria preexistente, identificada na Vistoria Prévia, não é indenizada em um sinistro. Se o proprietário reparar este dano e não houver outra vistoria para constatar isso, ele corre o risco de não ser indenizado caso sofra outro acidente”, conclui.

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