Breaking News

Mercado investe forte na inovação


Fonte: Vânia Absalão

O mercado de seguros investe forte para manter, nos próximos anos, a tendência de crescimento acelerado e bem acima do PIB nacional, como vem sendo registrado desde meados da década passada. O foco principal é direcionado para a inovação, tido como o principal pilar do processo de crescimento sustentável do setor.

Nesse contexto, surgiram, recentemente, ações que promovem forte sinergia entre seus objetivos principais. É o caso, por exemplo, dos laboratórios lançados pela Incubaseg e pelo grupo BB/Mapfre. O primeiro captura e propaga boas ideias dos corretores. O outro é focado no consumidor final. “São projetos complementares, que sinalizam a sede por inovação que existe no mercado”, afirma Carlos Alberto Oliveira, idealizador da Incubaseg, incubadora que acaba de completar um ano de atividade.

Ele lembra que o projeto da Incubaseg já congrega cinco grandes seguradoras (Bradesco, Porto Seguro, RSA, Metlife e Liberty), as quais podem, a qualquer momento, por em prática os projetos alinhavados por corretores e lapidados na incubadora. 

Neste primeiro ano de existência, a incubadora registrou 92 inscrições, com 26 ideias de produtos e serviços pré-selecionadas. Quatro projetos já estão sendo incubados. Os projetos da segunda fase de inscrições estão sendo analisados pelas seguradoras mantenedoras.

Essa trilha rumo à inovação também é utilizada pelo grupo BB Mapfre, que acaba de inaugurar o primeiro laboratório de inovação de uma seguradora no Brasil e o terceiro da Mapfre Seguradora no mundo. 

Esse laboratório, que teve investimentos de R$ 200 mil, é constituído de uma sala, instalada na sede do Grupo BB e Mapfre, em São Paulo, cujos recursos – paredes que podem ser usadas para anotações, equipamentos multimídia interativos, mobiliários especiais, materiais de papelaria, entre outros – serão usados em exercícios cujos resultados sejam a intersecção entre ideias, objetivos de negócios e projetos tecnicamente viáveis, como prevê o design thinking.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario