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Todos perdem quando a ética anda para Trás

Fonte: Alberto Zambrana - Assessoria de Comunicação do Sincor-SP

Flávio Bevilaqua Bosisio*


Como costumava destacar o jornalista Claudio Abramo: “sem ética não há negócio possível”. Onde entra a ética? O corretor de seguros, assim como qualquer cidadão, não pode trair a palavra dada, não pode abusar da confiança do outro, não pode mentir. Na corretagem, o limite entre o profissional como cidadão e como trabalhador é o mesmo que existe em qualquer outra profissão. Vejamos algumas indagações:

• No mercado, as empresas seguradoras e corretoras de seguros são sólidas?
• São empresas éticas em sua conduta?
• E, afinal, o que é a ética?

A ética pode ser definida acerca de valores e critérios que determinam a escolha de uma conduta considerada correta. Ao se tomar essa postura, é papel da ética esclarecer os valores que determinam essa escolha.

No âmbito da comissão de ética do Sincor-SP, estamos permanentemente alerta caso surjam pendências entre os profissionais, buscando não apenas a saída da punição, mas formas e caminhos que levem ao entendimento. Dentro desse contexto, nosso artigo chama a atenção para questões mais específicas.

Hoje, para que uma empresa consiga credibilidade junto ao mercado, não basta só aferir qualidade a seus produtos ou a serviços. Embora esse fator seja primordial e o público consumidor esteja cada vez mais exigente nesse sentido, a conquista da credibilidade é mais ampla. Ela engloba outros itens relacionados ao portfólio de uma empresa – e a ética é, notadamente, um desses principais itens.

A finalidade da escolha ética é promover o bem comum, o que pode ser resumido em três alvos: não prejudicar ninguém, não deixar que ninguém o prejudique e não se deixar prejudicar. Quando se perde a noção do lícito e do ilícito, como acontece no Brasil, e a população acha muito comum cometer o pequeno “delito nosso de cada dia”, aí sim, tem-se o maior indicador de que a moral pública sofreu uma derrocada significativa e não se sabe mais se isso poderá ser revertido um dia.

A situação pode nunca mudar porque ninguém acha que está fazendo nada errado. O conceito está degenerado de tal forma, com seu esquema de valores tão deturpado, que tudo passa a ser válido, desde que seja “uma boa causa”. Como, então, transferir conteúdos de ética às novas gerações se vivemos em um mundo que cultua a mentira, o desrespeito e a voracidade de ter sempre maiores lucros e onde a vida diminui a dignidade do homem?

Transmitir ética é o grande desafio do nosso tempo. A ética é um eterno pensar, refletir, construir. A ética é a linguagem da alma, da mente e do coração. É preciso haver um resgate dessa linguagem, também nos negócios. Não há desenvolvimento sem falarmos sobre a responsabilidade na empresa ou em seus funcionários se não há fundamentos de valores e de ética.

Ética é cumprir deveres e exercer direitos, sendo imprescindível debater a crise ética pela qual atravessa o País. Um corretor precisa identificar quem é seu cliente. Por isso mesmo o nosso Código de Ética está permanentemente voltado para uma minuciosa observação dos fatos. Diz ele:

“Orientar e assessorar os seus clientes, de forma transparente, para a adequada proteção e cobertura dos seus riscos pessoais e patrimoniais, formulando suas propostas, baseando-se no estudo dos riscos, dentro das normas técnicas, informando-lhes aqueles excluídos e prestando-lhes todos os esclarecimentos que possam obter-se resultado útil na intermediação”.

Implementar novas culturas de qualidade, sabendo e buscando sempre melhorar. Precisamos agir verdade e não falar verdade. Precisamos ser e parecer éticos com nossos segurados, colegas e seguradoras parceiras. Precisamos agir ética e não falar em ética.

* Diretor 2º tesoureiro do Sincor-SP, formado em Administração e pós-graduado em Marketing pela FGV. Sócio-diretor da FBB Corretora de Seguros.


1ª Dica: Siga fielmente o código de ética dos corretores de seguros

Essa é a primeira das Cinco Dicas de Ouro indicadas pelas comissões técnicas do Sincor-SP: Automóvel, Benefícios, Corretores do Futuro, Crédito e Garantia, Ética, Feminina, Oportunidades de Negócios, Perfil do Corretor Moderno, Político-Parlamentar, Readequação e Padronização – Promeseg e Tecnologia.



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