Breaking News

Seguro de pessoas do BB e Mapfre lidera crescimento em 2012

Fonte IG Economia

Área foi a que teve maior influência em prêmios do grupo segurador em 2012, de 17,9%

O seguro de pessoas foi a área que mais impactou o crescimento de 17,9% em prêmios do BB e Mapfre em 2012. O balanço, divulgado pelo grupo segurador nesta quarta-feira (27), mostrou que o segmento cresceu 26,3%. O mercado como um todo avançou menos. Já o lucro líquido, de R$ 884 milhões, subiu 19,1% em relação a 2011.

Na área de danos (como incêndio, transportes, setor rural e habitacional), a alta também foi relevante, pouco acima da média das outras seguradoras: 12,8% em prêmios pagos pelo grupo, contra 10,2%. Já o seguro de automóveis cresceu 13,9%, pouco abaixo da média do mercado, de 14,6%.

O reajuste médio das apólices de automóveis em 2012 ficou acima da inflação, entre 7% e 10%, segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP). Questionado sobre o aumento, o presidente do grupo em Auto, Seguros Gerais e Affinities, Marcos Ferreira, admitiu um reajuste em torno de 6%, o menor do mercado, segundo ele. “A alta foi pressionada por fatores como a cotação de autopeças, inflação da mão e obra e índices de roubos e furtos”.

A queda gradual da taxa de juros no ano passado também teve impacto nas finanças das seguradoras. O preço geral dos seguros subiu entre 2% e 5% em 2012, segundo dados do Sincor-SP. Para o diretor de planejamento e controladoria do grupo, Carlos Alberto Landim, o lado bom dos juros menores é que eles aumentam o poder de compra do consumidor e o potencial de venda de seguros.

Por outro lado, o cenário força as seguradoras a aumentar a eficiência, a fim de equilibrar sua saúde financeira. “Temos que ser mais zelosos no controle de gastos e na reposição de patrimônios, além de manter o baixo custo administrativo”, afirma Ferreira.

IPO

Nesta terça-feira (26), um dia antes da divulgação do balanço do grupo, o BB Seguridade, do Banco do Brasil, entrou com um pedido de registro inicial de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A intenção do banco de fazer uma IPO (oferta inicial de ações, da sigla em inglês) do braço de seguros havia sido anunciada em novembro do ano passado.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario