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Seguros Unimed terá até título de capitalização

Fonte Brasil Econômico

Produtos como a Unimed Hospitalar e Unimed Odonto prometem garantir estratégia de expansão.

Diversificar o risco, com a criação de novos produtos e negócios, fortalecer a marca e reduzir as despesas administrativa. Estas são as apostas da Seguros Unimed para atingir as metas do planejamento para 2020 e se tornar benchmarking no setor.

"Quero que a empresa seja conhecida como sinônimo de transparência, segurança e cuidado no atendimento aos clientes", diz Rafael Moliterno Neto, presidente da seguradora.

As ações para seguir este caminho já começaram. A empresa lançou uma start up na área de plano odontológico, a Unimed Odonto, bem como a Unimed Patrimonial. E planeja abrir uma unidade voltada para capitalização.

Na área de saúde, está diversificando produtos, com o lançamento do Unimed Hospitalar, um tipo de plano de saúde, voltado apenas para a cobertura de internações, que chegou a ser vendido por algumas empresas no passado, mas que caiu em desuso após da lei 9656-98, que regulamentou os serviços de saúde suplementar.

Aliás, com a expansão dos negócios, a empresa estuda até entrar no tão preterido mercado de planos de saúde individuais - cujos preços são regulados pela agência do governo.

A Seguros Unimed tem tido uma média de 20% de crescimento nos últimos cinco anos, e retorno médio para os acionistas, na casa de 25%. No ano passado, o faturamento (prêmios mais contribuições) chegaram a R$ 1,2 bilhão, valor 21,45% maior que o de 2011. O lucro líquido foi de R$ 92,1 milhões. A sinistralidade (custo das operações com saúde) fechou o ano com 74,3%, queda de 0,9 ponto percentual em relação a 2011.

A Seguros Unimed está revendo sua estratégia de marca, que há quatro anos, passou por mudanças, dando ao logotipo da empresa a cor azul, diferente do tradicional verde das Unimed. "Vamos fazer um diagnóstico do trabalho de extensão de marca ver qual foi a evolução."

A Unimed Seguros foi constituída em 1986 para atender a demanda do sistema Unimed. Aliás, quase 90% dos sócios da empresa são empresas que fazem parte do grupo de cooperativas. A ideia era focar em produtos premium na área de saúde, que não concorressem com as cooperativas médicas.

E deu certo. "Não há canibalização. Nosso foco são produtos para classe A/B, e o maior diferencial do seguro é a possibilidade de reembolso, uma modalidade que não é trabalhada por outras empresas do sistema."

O braço de seguros de saúde aproveita-se da capilaridade do sistema Unimed, para alavancar e diferenciar seu modelo de negócios. Mas sofre de outro mal. A marca Unimed, frequentemente, está associada a problemas na operação de vários unidades.

A Unimed Seguros comprou duas carteiras de operações deficitárias - a de Minas Gerais, com 26 mil vidas, e a do Recife, com 40 mil -, passando, assim, a gerir 170 mil vidas.

Quando perguntado se os frequentes problemas financeiros associados às cooperativas que usam a marca Unimed não prejudica o negócio da seguradora, Moliterno deixa uma pista.

Segundo ele, a identidade "azul" da seguradora pode passar por novas modificações, dependendo do resultado do diagnóstico das ações feitas há quatro anos.


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