Breaking News

Oscilação de energia é que mais causa danos

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Quarenta e quatro por cento  dos 5.715 atendimentos realizados pela Liberty Seguros a residências seguradas (casa e vapartamento) tiveram os danos elétricos como origem, entre dezembro de 2011 e novembro de 2012. Tempestades (raios e vendaval) e oscilação de energia são as principais causas dos acidentes com eletroeletrônicos e eletrodomésticos.

O diretor de Sinistros da seguradora, Francisco Minarelli, diz que esses aparelhos queimados pela oscilação de energia, devido a tempestades ou problema na transmissão, têm motivado o acionamento do seguro residencial. “Danos elétricos acontecem principalmente em dias chuvosos e tiveram mais ocorrências em algumas cidades do interior de São Paulo, por exemplo, em Ribeirão Preto, Araçatuba, Franca, Marília e Presidente Prudente, chegando a ser mais do que o dobro da média no Brasil, que corresponde a 2,2% para cada 100 residências”, conta o executivo.

Ainda de acordo com a pesquisa da companhia, a segunda maior causa das chamadas foi por ocorrência de roubos ou furtos, chegando a 30% das ligações. Já 18% foram por conta de vendavais. Francisco Minarelli relata que “vendavais são sazonais e em algumas situações a sua intensidade causa grandes estragos, atingindo em poucos minutos muitas residências gerando prejuízos”. Esse fenômeno, segundo ele, é frequente principalmente em algumas regiões do Sul do País.

Frequência

Alguns incidentes apresentam mais ocorrências em determinadas épocas do ano. De acordo com a base da Liberty, os danos elétricos, por exemplo, acontecem com maior frequência em março (53% dos casos), fevereiro (50%) e janeiro (46%). “Março é marcado por fortes chuvas, gerando muitos problemas elétricos nas residências”, diz Minarelli. Roubos e furtos, de acordo com o levantamento, têm maiores picos no mês de julho (43%), agosto (42%) e maio (37%).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario