Breaking News

Mais brasileiros ingressam no sistema de saúde privado

Fonte; Jornal do Commercio - RJ

Levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) indica que os beneficiários de planos de saúde no Brasil totalizaram 47,9 milhões de vínculos em dezembro de 2012, crescimento de 2,1%, ou cerca de 970 mil novos vínculos, em relação a igual mês de 2011. Apenas no quarto trimestre, pouco mais de 105 mil vínculos foram incorporados à base de beneficiários, alta de 0,2%.

Os números foram impulsionados pela contratação de planos coletivos, que aumentou 3,1% em dezembro de 2012 ante o mesmo mês do ano anterior, enquanto o total de planos individuais avançou 1,6%. “Considerando que o PIB (Produto Interno Bruto) de 2012 apresentou um avanço de aproximadamente 1%, o mercado de planos de saúde obteve um bom desempenho no ano”, avalia o superintendente- executivo do IESS, Luiz Augusto Carneiro. 

Na visão da instituição, o  menor crescimento do segmento de planos individuais decorre tanto da redução do rendimento médio dos profissionais autônomos, quanto da desaceleração da geração de empregos formais no último trimestre do ano.

Planos odontológicos

No segmento de planos exclusivamente odontológicos (sem a combinação com planos de assistência médica), o Brasil tem registrado crescimento mais intenso, aponta o estudo do IESS, denominado ‘Nota de
Acompanhamento do Caderno de Informações da Saúde Suplementar’ (Naciss), que é produzido com base em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Segundo o levantamento, o total de beneficiários de planos odontológicos atingiu, em dezembro de 2012, 18,6 milhões de vínculos, um crescimento de 10% em 12 meses. No período, cerca de 1,7 milhões de beneficiários ingressaram nos planos odontológicos. Considerando os planos combinados com assistência médica, o volume de beneficiários atingiu 22,6 milhões de vínculos.

Na avaliação de Luiz Augusto Carneiro, o segmento de planos odontológicos tem se mostrado fortemente promissor devido à ainda pequena base de beneficiários no País. “Dos 18,6 milhões de vínculos, cerca de 15,3 milhões advêm de contratos empresariais, ou seja, um benefício oferecido pelas empresas aos funcionários”, observa o executivo. “Contudo, tanto os planos coletivos quanto os individuais apresentaram uma evolução bastante satisfatória ao longo de 2012, avançando 10,8% e 9,8%, respectivamente. Isso demonstra que a questão da saúde bucal tem ganhado relevância para a população de forma geral, o que pode indicar um forte crescimento do segmento em 2013”, aposta Carneiro.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario