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Segmento de seguros aposta em atendimento online no Brasil

Fonte: O Estodo do CE

O mercado de seguros no País vem registrando crescimento já superior ao primeiro trimestre de 2012 e, para este ano, a estimativa é uma alta de 15%, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). De janeiro a março deste ano, só na Região Nordeste, a alta registrada chegou a 24%, movimentando o montante de R$ 1,19 bilhão, contra os R$ 959,17 milhões referentes a igual período do ano anterior. As informações são da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

No Ceará, as contratações somam, no período, R$ 203,11 milhões, representando alta de 27%. Entre os segmentos, o Estado registra crescimento isolado na Região Nordeste de 212%, como é o caso dos seguros aeronáuticos, seguido por outras modalidades como seguro sobre riscos financeiros (108%) e marítimos (63%). Conforme a CNSeg, em volume arrecadado, o Ceará aparece em 3º lugar na região, perdendo apenas para os estados da Bahia (R$ 345,43 mi) e Pernambuco (R$ 295,68 mi).

De olho nesse crescimento, e na tentativa de conquistar novos clientes, a atenção das companhias se volta para o mercado online. As facilidades da internet permitem que cada vez mais as pessoas comprem de tudo sem sair de casa, desde produtos do dia a dia até planos de saúde, disponíveis no mundo virtual. E para o ramo de seguros, o caminho não foi diferente. Esta nova modalidade de comercialização de apólices permite às companhias ganhar importância num mercado que está em plena ascensão.

EXPANSÃO
Com os novos canais, as empresas podem conhecer o que os clientes esperam delas, para que possam adaptar seus produtos ao mundo online e seus consumidores, e, assim, motivar e conseguir a fidelidade dos clientes. Entre as empresas seguradoras que investem mais em canais online, para aproveitar as vantagens destas novas ferramentas estão, por exemplo, Porto Seguro, Mapfre Seguros, Caixa Seguros, SulAmérica Seguros, Zurich Seguros e Liberty Seguros.

Segundo os dados levantados numa amostragem de cerca de 6 mil clientes, feito pela Taclaro.com - corretora de seguros que atua desde 2011 no mercado online -, 73% das apólices comercializadas são novas e somente 27% são renovações. Além disso, 77% das pessoas que compram seguros online são homens casados (58%), e estão, majoritariamente, nas faixas etárias entre 18 e 30 anos (37%), ou 31 e 40 anos (36%). São Paulo (25%), Rio de Janeiro (24%) e Minas Gerais (14%) são os estados com mais contratações de seguros pelos meios digitais.

Segundo o cofundador da TaClaro.com, João Cardoso, o público que busca seguros online é mais jovem e habituado a procurar de tudo pela internet. “Percebemos que esse cliente busca flexibilidade, segurança e rapidez, por isso buscamos oferecer a solução adequada para cada tipo de situação”, destaca.

SEGMENTOS
O também cofundador da empresa, Vincent Daranyi , informa que diversos tipos de seguros podem ser contratados via web, como para automóveis, moto, residência, pet, viagem, doenças graves, câncer feminino, renda hospitalar, odontológico, de vida, proteção premiada (acidentes pessoais), dentre  outros. “É importante salientar que corretoras como a TaClaro.com são importantes para ampliar a diversificação de produtos, já que não ficam somente no seguro para automóveis e residências, mas oferecem soluções para várias situações, pondera.

Daranyi avalia que, com o atual momento da economia brasileira, há muitas oportunidades para esse setor, pois muitas pessoas estão adquirindo pela primeira vez um seguro. “A mudança no perfil da classe B e o crescimento das classes C e D fazem com que as seguradoras tenham muito a explorar e muitas pessoas a contratar para atuar nesse setor”, salientou.

Por fim, como diferencial da modalidade de seguros via web, ele observa que a maioria das corretoras só trabalha através do telefone. “Entretanto, nós atendemos todo mundo. Captamos nossos clientes de maneira online e, assim, atendemos principalmente um público mais habituado a usar a internet para buscar informações. Um público mais jovem e que já é acostumado ao ambiente online”, pontuou.

Diferenciais como praticidade e informações são oferecidos

Antes de entrar em contato com as seguradoras, com a ferramenta virtual é possível tirar muitas dúvidas e obter informações acerca de determinado seguro e seu funcionamento. Entre as vantagens, estão “a facilidade de comparação de preços e condições de várias seguradoras - de maneira rápida e fácil -, para cada tipo de seguro”, explica Vincent Daranyi.

Ele ainda destaca outras facilidades, como preços mais competitivos e cotações de mais seguradoras e a rapidez de tirar dúvidas através do atendimento via chat disponível nos sites, além do atendimento telefônico. “A venda online permite que o consumidor conheça detalhes de produtos menos conhecidos, como o seguro residencial, contra doenças da mulher, doenças graves, pet, entre outros”, acrescenta João Cardoso.
Ao falar acerca da integridade das pessoas que realizam contratações pela web, Vincent evidencia a segurança do sistema. “Sempre que um cliente solicita um orçamento e nos repassa seus dados, nossos profissionais entram em contato por telefone para confirmar as informações repassadas. Além disso, trabalhamos para garantir a segurança das transações, através da criptografia online, com certificado digital”, finaliza.

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