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Big Data ajuda seguradoras a conhecer melhor clientes, diz estudo

Fonte; NBusiness

Pesquisa global realizada pela IBM apontou que companhias que filtram dados de consumidor e personalizam o atendimento têm chances de incrementar negócios.

As companhias de seguro precisam integrar canais de informação e adotar estratégias de Big Data para conhecer mais seus consumidores. É o que aponta o estudo global "Insurers, intermediaries and interactions" ou "Seguradoras, mediadores e interações", realizado pela IBM em 17 países, com mais de 8 mil clientes e 1,3 mil corretores de seguros.

O relatório também envolveu o Brasil, onde foram abordados 512 clientes de seguradoras e 28 corretores. A pesquisa foi coordenada pelo IBM Institute for Business Value com apoio do Institute of Insurance Economics (I.VW) da universidade suíça de St. Gallen. A proposta do levantamento era entender os desafios de negócios do setor de seguros no atual cenário.

Entre as conclusões, o estudo revelou que os clientes estão buscando múltiplos canais para se relacionar com sua companhia de seguros. Hoje, os meios de comunicação mais usados por eles são o e-mail (22,9%), telefone (22,1%) e encontros pessoais (17,1%). Entretanto, a preferência por esses canais tradicionais está em queda.

O estudo apontou também a necessidade de integração dos canais de atendimento com o de vendas e mais personalização para melhor atendimento aos clientes, o que pode ser refletir em aumento de negócios.

O consultor para o setor de seguros da IBM Brasil, Roberto Ciccone, observa que hoje os corretores de seguros trabalham com uma média de sete seguradoras. Porém, na maioria das vezes nenhuma delas têm a preferência na hora da venda. Segundo ele, a companhia que tem chances de se tornar a eleita no momento atual é a que oferece as melhores ferramentas de integração.

Como exemplo disso, Ciccone menciona o consumidor que está navegando na internet, pesquisando informações sobre carros. Caso ele feche a compra e ligue para o call center da seguradora, o corretor já está integrado para atender com mais rapidez esse novo cliente. 

O estudo revelou que os clientes de seguradoras que têm integração com o canal de compras são quase três vezes mais satisfeitos que as companhias que apresentam baixa maturidade neste quesito. Eles também destacaram que as características mais importantes para o pós-compra, são velocidade (71%) e precisão das informações (55%).

Importância do Big Data

Com base nos resultados do estudo, Ciccone destaca a importância de as seguradoras conhecerem com mais profundidade seus clientes. Para isso, elas precisam investir em estratégias de Big Data para filtrar dados e saber mais sobre sua clientela, aumentando as oportunidades de negócios.

Ao ter mais dados de seus clientes, a seguradora sabe, por exemplo, quando um segurado casou e pode oferecer a ele um pacote de novos serviços. Se ele acaba de ser pai, o momento pode ser oportuno para tentar atraí-lo para um seguro de vida.

"Big Data é fundamental para as seguradoras entenderem mais o seu cliente e ser mais rápida na criação de produtos", afirma Ciccone. Ele constata que os consumidores estão mais exigentes e buscando companhias que ofereçam serviços com qualidade, confiabilidade, e velocidade no atendimento.

Segundo o executivo, a TI pode ser uma aliada para integração dos canais de atendimento e uso de Big Data filtra informações e personalizar o atendimento aos clientes.

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