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Menos pressão sobre a Susep

Fonte: Jornal do Commercio - RJ

Em cinco meses, mais de 8 mil segurados recorreram ao órgão de fiscalização do setor para registrar queixas contra variadas modalidades de coberturas, sendo a de automóvel a mais visada

Já tendo fechado 2012 menos pressionada pelos consumidores, cujas queixas e consultas sobre as variadas modalidades de seguros diminuíram 16%, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) voltou a registrar queda na procura do público pelo serviço de seu call center de janeiro a maio deste ano. O recuo agora foi menor, de 12,8%, período em que 8.454 segurados recorreram ao órgão de fiscalização do mercado segurador. Até maio do exercício anterior, foram 9.699 pessoas.

A novidade é que a carteira de veículos passou a liderar o ranking das reclamações e da busca de informações, lugar que até o final do ano passa- do era ocupado pelo seguro obrigatório do trânsito (Dpvat). O descontentamento com o seguro de carro subiu 22,5% no acumulado de janeiro a maio último, com 3.259 reclamações, 38,5% do total. Foram 5,1 pontos percentuais acima da parcela registrada há um ano.

Já o Dpvat seguiu caminho inverso ao do ramo de automóvel, ao responder por 32,1% do total das reclamações contra a atividade de seguros. Nos cinco meses iniciais de 2012, tal participação era de 45,2%, 13,1 pontos percentuais a mais. Em números absolutos, as queixas e consultas em torno do Dpvat caíram 38,1%, ao diminuir de 4.387 para 2.714 entre os períodos comparados.

Pessoas

Vida é a terceira grande modalidade de seguros que tem provocado mais ida do consumidor à Susep, apesar da queda de 5,9% nos cinco primeiros meses do ano. Foram 1.359 consumidores, 16,1% do total, contra 1.444 entre janeiro e maio do exercício anterior, 14,9% do total.

O ramo que apresentou maior aumento nas reclamações foi o residencial, com alta de 44,9% de janeiro a maio. Alvo de críticas ultimamente, o seguro de garantia estendida, que chegou a ter a comercialização sus- pensa em Minas Gerais, por determinação do Procon mineiro, apontou aumento nas reclamações de 6,4% sobre um ano atrás. Nos demais seguros, os dados da Susep apontam decréscimo nas queixas, como de 51,5%, no prestamista, 42,8%, na garantia contratual, e de 22,9%, no habitacional.

A Susep também constatou queda nas reclamações e consultas em três outros segmentos de negócios do mercado segurador durante os cinco meses iniciais do ano. A queda mais acentuada foi observada na corretagem de seguros, de 2.420 para 42 reclamações. Nos títulos de capitalização, o movimento de consumidores junto ao órgão foi 26,9% menor e na previdência privada, de menos 11,8%. Esses três setores levaram à Susep 1.109 consumidores até maio último.
 

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