Breaking News

Fitch classifica seguradora e resseguradora do BTG Pactual

Fonte: Sonho Seguro

A Fitch Ratings atribuiu nesta segunda-feira os ratings nacional de Força Financeira de Seguradora (FFS) ‘AA-(bra)’ (AA menos (bra), com Perspectiva Estável à BTG Pactual Seguradora e ‘AA-(bra)’ (AA menos(bra), Perspectiva Estável e Internacional de ‘BB+’ (BB mais), Perspectiva Estável à BTG Pactual Resseguradora. Segundo a agência de avaliação, os ratings baseiam-se no potencial suporte de seu controlador em última instância, o Banco BTG Pactual S.A. (BTG Pactual, IDR – Issuer Default Rating – de Longo Prazo em Moeda Local ‘BBB-’ (BBB menos) e Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA(bra)’, ambos com Perspectiva Estável. Ambas as empresas são subsidiárias integrais da BTG Pactual Holding de Seguros S.A. que, por sua vez, é inteiramente controlada pelo BTG Pactual.

De acordo com a sua metodologia de ‘Rating FI Subsidiaries and Holding Companies’, a Fitch considera a BTG Seguradora e a BTG Resseguradora subsidiárias estrategicamente importantes para o BTG Pactual, devido às fortes sinergias e ao alto nível de integração administrativa e operacional, ao capital amplamente fungível, ao controle integral e à marca comum. Em sua avaliação de suporte, a agência considera positivo o fato de a base de clientes atual e esperada das novas operações de seguros da companhia estar altamente alinhada à do BTG Pactual, e de estas operações fazerem parte da estratégia do grupo para oferecer serviços completos à sua base de clientes.

A Fitch geralmente aplica uma diferenciação de graduação de um a dois graus entre o IDR do controlador e os ratings das subsidiárias estrategicamente importantes. No caso da BTG Seguradora e da BTG Resseguradora, a graduação é de um grau em decorrência da integração e da sinergia muito altas entre as entidades, embora suas contribuições atuais e esperadas aos resultados totais do grupo sejam modestas.

A BTG Seguradora e a BTG Resseguradora operam na sede do BTG Pactual e são consideradas uma divisão do banco. Como resultado, beneficiam-se das sinergias em relação a custos; da plata-forma de tecnologia de informações; dos controles internos; e da estrutura de governança corporativa do banco; assim como de sua sólida reputação local e internacional. A estrutura de controle também proporciona potencial acesso à ampla gama de clientes do banco e às oportunidades de venda cruzada para o grupo.

A seguradora deu início às suas operações de subscrição em fevereiro de 2013. Seu principal foco é o seguro-garantia (60% dos prêmios até maio de 2013), complementado pela subscrição de riscos de engenharia (3%). Tal como a maioria de seus pares, a seguradora também participa do consórcio DPVAT (37%). Como resultado de sua forte expansão, em maio de 2013, sua participação de mercado em prêmios de seguro-garantia foi de relevantes 6,4%, posicionando-se como a sexta maior seguradora em termos de prêmios emitidos.

A BTG Resseguradora é a resseguradora cativa da BTG Seguradora. A companhia começou a operar em maio de 2013. Como resseguradora não está sujeita a limites regulatórios de retenção máxima por risco e, por essa razão, oferece significativo potencial de crescimento para o grupo. Tem programas sólidos de retrocessão para o seguro-garantia e os riscos de engenharia (incluindo os contratos de excesso de danos e quota-parte) junto a resseguradoras locais e estrangeiras que contam com ratings altos. A meta de retenção média da BTG Resseguradora é de 15% dos prêmios emitidos. Atualmente, o limite de retenção regulatória por risco da resseguradora é muito conservador (5% de seu PL, em junho de 2013).

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario