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Tratamento digno de um rei

Fonte: IstoÉ Dinheiro
Conheça os mimos que as seguradoras oferecem aos proprietários de veículos de alto padrão 

Por Fernando TEIXEIRA

Ângela Simone Manunta é apaixonada por carros e adora visitar uma concessionária para escolher modelos esportivos. “Tinha uma BMW X1, mas eu precisei trocar”, diz a mais nova proprietária de um BMW 320i zero. Precavida, a empresária paulista não quis sair da loja sem uma apólice em mãos. No entanto, ela resolveu pesquisar preços e vantagens. Como resultado, ela abriu mão dos descontos garantidos por um relacionamento de dez anos com a seguradora do seu banco e fechou negócio com a BB Mapfre. O que fez a balança pender para a joint-venture entre o Banco do Brasil e a seguradora espanhola Mapfre foram os mimos oferecidos.
 
 
 
“Além de ter um carro reserva de luxo, a seguradora oferece serviços para meu apartamento e baixou a franquia e o valor do seguro”, afirma a fabricante de embalagens de papel. Ela se surpreendeu ao receber, junto com a apólice, um caderno com capa de couro e uma caneta prateada. “Não estou acostumada a receber mimos das seguradoras.” Essas gentilezas não ocorrem por acaso. O segmento de luxo é um dos mais promissores para as seguradoras, por três motivos. O primeiro é o crescimento acelerado dessa fatia de mercado. Segundo Flávio Padovan, presidente da filial da inglesa Jaguar Land Rover no Brasil, as vendas em 2013 devem crescer 22% em relação às de 2012.
 

As vendas de carros de luxo disparam. Flávio Padovan,
                                      da Land Rover, calcula um avanço de 22% neste ano
 
O segundo motivo é que os seguros para esses carros custam, em média, 30% mais do que as apólices do segmento popular. E, finalmente, quem tem carros de luxo costuma ser um motorista mais cauteloso. Dirige com mais cuidado, não estaciona o carro na rua e evita trafegar por lugares perigosos. Isso reduz a sinistralidade, que é quanto a seguradora gasta quando ocorrem acidentes. Outro motivo é que muitos proprietários fazem como Ângela e trocam de carro frequentemente. “A idade média dessa frota não supera três anos, pois há muita troca por um modelo zero”, diz Paulo Kalassa, sócio da holding de corretoras de seguros Brasil Insurance. Segundo ele, os carros com valores acima dos R$ 90 mil representam 5% dos 120 mil veículos segurados pela Brasil Insurance.
 
A BB Mapfre considera esse segmento estratégico. Para cativar seu cliente, ela oferece serviços para residência e descontos gordos na renovação dos seguros. Se renovar a apólice, o cliente premium pode ter um abatimento de até 40% no custo da franquia. “Oferecemos benefícios como a assistência para a gestante, seja ela contratante ou parceira do titular”, diz Jabis Alexandre, diretor de automóvel da BB Mapfre. “Se ela estiver no trânsito e se sentir mal, mandamos socorro para levá-la para casa ou para o hospital.” Outra vantagem em tempos de povo na rua é a proteção contra o estrago na pintura em caso de vandalismo. A segurança tem atraído mais clientes. “Temos alguns mimos como cursos de direção defensiva para mulheres”, diz Kalassa.
 

 
 
As seguradoras querem aumentar a fatia desses prêmios em seu faturamento. Empresas como a Chubb Seguros, por exemplo, mudaram a estratégia.“Passamos a analisar o poder de compra do cliente”, diz Guilherme Olivetti, vice-presidente da Chubb. Agora, a seguradora analisa toda a frota do cliente, do veículo de luxo do chefe da família aos modelos mais simples. “Se a esposa ou o filho tiverem um carro de menor valor, ele será segurado com as mesmas regalias”, diz Olivetti. Na Chubb, até a blindagem do carro é levada em conta. Outra regalia é o seguro automático, por meio do qual, o segurado que comprar um carro novo já ganha cobertura por 15 dias. “Ele pode aproveitar esse tempo para procurar a melhor cobertura, mas claro que vamos fazer de tudo para ficar com a apólice dele nesse tempo.
 

Ângela Manunta e seu BMW 320i: mimos da BB Mapfre a fizeram trocar de seguradora
 
Claro que queremos a apólice dele”, afirma o executivo da seguradora. O crescimento do mercado atrai novos participantes. A SulAmérica vai entrar na briga pelas apólices de alto valor. “Vamos lançar um produto premium no segundo semestre”, diz o diretor de auto da SulAmérica, Eduardo Dal Ri. De acordo com o executivo, o novo ramo de atuação se espelhará nas práticas oferecidas nos cartões black e platinum dos cartões de crédito. “O segurado tem de ter um carro reserva igual ao que usa no dia a dia.” Na SulAmérica os carros de luxo já representam 8% dos carros segurados. “Já temos 35 oficinas de luxo no Brasil. O segurado deixa o carro dele e sai com um reserva no mesmo padrão de luxo.
 
Não precisa esperar.” Outro mimo é oferecer descontos nos estacionamentos dos shoppings da Br Malls. O trabalho das seguradoras será difícil. A sinistralidade baixa faz com que muitos proprietários de veículos de alto luxo optem por simplesmente não contratar nenhum seguro. “Existem apólices que custam 40% do valor do carro”, diz o consultor Gabriel França, proprietário de dez automóveis de luxo que, juntos, valem R$ 1 milhão. A maioria dos conhecidos de França que também possuem carrões não faz qualquer tipo de apólice. Ele próprio optou por proteger apenas dois de seus carros, que na média custam R$ 150 mil cada um. “Pagar seguro para todos os veículos é inviável”, diz o consultor.
 
 

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