Breaking News

“O Mercado Segurador em 2025” é o tema da 6a. edicão da Conseguro

Fonte: Denise Bueno - Sonho Seguro

Em artigo site do SindSeg-SP, ele lembra que encontro é estratégico na formulação das políticas do setor. Mais infos do evento podem ser obtidas no site oficial (http://www.conseguro.org.br).

A sexta edição da Conferência Brasileira de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização – Conseguro, promovida pela CNSeg, ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2013, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O evento é da maior importância para o setor. Nele as seguradoras, operadoras de saúde, previdência privada aberta e capitalização colocarão suas posições e discutirão os temas que atualmente despertam a atenção de todos os que direta ou indiretamente têm interesse neste segmento econômico.

Curiosamente, os três grandes eventos do setor acontecem praticamente ao mesmo tempo. O congresso Nacional dos Corretores de Seguros acontece no Rio de Janeiro, entre 16 e 18, e o Congresso dos Gerentes de Riscos acontece em São Paulo, entre 21 e 22 de outubro.

Em outras palavras, a atividade seguradora estará sendo discutida sob todos os seus vieses, pontos fracos e fortes, vantagens e deficiências, medidas de curto, médio e longo prazo para manter o crescimento em patamares elevados e a profissionalização como grande bandeira para garantir a proteção da sociedade brasileira.

A Conseguro é o evento das seguradoras e operadoras, quer dizer, o evento de quem garante os produtos oferecidos para a sociedade e que hoje representam algo próximo de 6% do PIB.

É um número importante e que pode crescer ainda mais. Daí o significado da Conferência para a formulação das políticas de atuação de todos os envolvidos. Como a gestão das diferentes operações é feita pelos participantes da Conseguro, as decisões decorrentes das discussões que acontecerão em Brasília terão impacto direto na remuneração dos corretores e dos demais canais de distribuição, nas taxas de administração e de carregamento dos produtos e na formulação do planejamento estratégico de cada empresa.

Tendo como tema “O Mercado Segurador em 2025” a preocupação da Conferência é analisar a realidade atual e as projeções para o futuro brasileiro e assim delinear o cenário provável em que as coisas devem acontecer.

Ao longo dos últimos 20 anos o Brasil passou por profundas modificações, no geral boas para a população, em todos os sentidos. A democracia está bem consolidada, a economia cresceu, a renda da população aumentou, os indicadores internacionais de desenvolvimento social estão em patamares positivos.

Mas há nuvens no horizonte. A taxa de crescimento está muito baixa. A inflação está muito acima do centro da meta e só não está mais alta porque os preços controlados estão achatados pelo governo. As grandes reformas que o país necessita não são visíveis no médio prazo. A insegurança jurídica cresce. A corrupção é alta. O consumo caiu por conta do medo de perder o emprego. Os investimentos estrangeiros não estão mais fluindo com a generosidade de poucos anos atrás. A saúde e a educação não têm políticas consistentes. O saneamento básico está disponível para menos de 40% da população. Epidemias como a dengue estão fora de controle.

Como desenhar o que pode acontecer? Como focar o desenvolvimento de produtos que são diretamente impactados por estes vetores? Como planejar o meio do caminho para em 2025 o setor e seus integrantes estarem fortes e pujantes?

São questões cruciais para quem está direta ou indiretamente ligado ao setor. Não são apenas os seguradores e os operadores das demais atividades abarcadas pela denominação “seguros” que devem se preocupar com o cenário. Segurados, consumidores em geral, grandes empresas, corretores, canais de distribuição, prestadores de serviços, todos são diretamente interessados porque podem ser diretamente afetados pelo que vai acontecer.

Por isso, participar da sexta Conseguro pode ser uma decisão inteligente ou, até mais, pode ser a melhor forma de se preparar o futuro.

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario