Breaking News

O que fazer e quanto juntar para garantir a aposentadoria aos 50

Fonte: InfoMoney

Para a CFP, Planejadora Financeira Angela Nunes, quanto mais cedo o investidor começar, mais fácil será o investimento

SÃO PAULO – Parar de trabalhar e ainda ter tempo para realizar os projetos, fazer todas as sonhadas viagens e cultivar os hobbies desejados ao longo de anos de vida dedicadas ao trabalho. Quem não deseja se aposentar assim?

O sonho, que para muitos parece inalcançável, pode não estar tão distante assim. A planejadora financeira certificada pelo IBCPF, Angela Nunes, destaca que disciplina e dedicação são muito importantes para quem deseja parar de trabalhar mais cedo.

A especialista explica que quem quer se aposentar aos 50 precisa se planejar para juntar, no mínimo, dinheiro suficiente para viver mais 40 anos, até os 90 anos de idade. Outro conselho importante é que a pessoa deve começar a juntar dinheiro o mais cedo possível, para assim conseguir lucrar mais com os juros compostos sobre o total de seu investimento ao longo dos anos. “O tempo é fundamental. Se a pessoa começar a poupar e investir muito tarde, o esforço terá que ser de uma magnitude muito maior”, ressalta Angela Nunes.

Além disso, a pessoa não pode utilizar o dinheiro acumulado para a aposentadoria para outros objetivos em nenhuma hipótese: “o dinheiro para a longevidade deve ser reservado apenas para isso”, afirma a especialista.



Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario