Breaking News

Seguradoras querem implementar franquia em planos de saúde

Fonte: DCI

Representantes da indústria de seguros defenderam a cobrança de uma franquia para seguros de saúde suplementar durante a 6ª Conferência Nacional de Seguros (Conseguro). O mecanismo já existe no ramo de automóveis e consiste na cobrança de uma taxa do segurado para que ele possa acionar o seguro. Com isso, o setor espera que ocorra uma queda significativa dos sinistros.

"Na década de 1970 quando esse procedimento [franquia] foi adotado para automóveis o índice de sinistro era de 120%, ou seja, alguns segurados acionavam a empresa mais de uma vez durante a vigência da apólice. Atualmente esse índice fica entre 20% e 25%, pois ele usa só para consertos mais caros ou em caso de perda total", afirmou o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella. A ideia surge por conta da percepção de que o envelhecimento da população brasileira nos próximos anos irá aumentar sensivelmente os custos das seguradoras com sinistros, e que, portanto, será necessário pensar em medidas para que as empresas do setor não quebrem no futuro.

Ao mesmo tempo, as seguradoras procuram aumentar seus canais de venda, principalmente por meio da internet. O superintendente de marketing da Aegon, Rafael Rosas, afirmou que essa já é uma realidade em países desenvolvidos. "Na Inglaterra, 50% dos seguros de automóveis são vendidos pela internet, na Holanda esse índice é de 30%. Quem não desenvolver esse mercado perderá espaço de mercado no Brasil."

Nenhum comentário

Escreva aqui seu comentario